Após votação na sede do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), nesta quarta-feira (25), o juiz Raimundo Nonato da Costa Maia foi eleito o novo desembargodor da corte, assumindo o lugar do Pedro Ranzi, que se aposentou no ano passado.
O magistrado ganhou 9 votos. Francisco Djalma e Denise Bonfim participaram do pleito por videoconferência.
Raimundo foi escolhido para assumir o cargo a partir do critério de merecimento e foi avaliado em outras categorias estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como desempenho, produtividade, desempenho, presteza e aperfeiçoamento técnico. Ele venceu após somados e computados os votos dados a partir dos critérios.
Os juízes Lois Carlos Arruda, Cloves Augusto Alves Cabral Ferreira, Olívia Maria Alves Ribeiro, Marcelo Coelho de Carvalho, Mirla Regina da Silva e Maha Kouzi Manasfi e Manasfi disputavam a vaga.
O juiz Clóvis Cabral ficou em segundo lugar; e Maha Kouzi Manasfi em terceiro.
A data da posse do mais novo desembargador ainda não foi informada.
Quem é Raimundo Nonato
Raimundo Nonato da Costa Maia, nascido em Tarauacá, é formado em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas, e pós-graduação (em andamento) em Prestação Jurisdicional – Teoria da Decisão Judicial e Direitos Humanos, pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em convênio com a Escola do Poder Judiciário (Esjud).
Ingressou na magistratura em fevereiro de 1996. Atuou nas comarcas de Mâncio Lima e Brasileia. Exerce o cargo de juiz de Direito em Entrância Especial, com titularidade na 3ª Vara Criminal de Rio Branco.