Saiba quem é Bin Laden, líder do PCC que se formou na prisão

Bin Laden é um dos líderes da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) e homem de confiança de Marcola

Bin Laden, líder do PCC, se forma em prisão de segurança máxima do DF

Divulgação

Condenado a 254 anos de prisão, Célio Marcelo da Silva (foto em destaque), conhecido como Bin Laden, concluiu o ensino médio dentro da Penitenciária Federal de Brasília (PFBra).

Conforme a coluna revelou, a formatura reuniu pedagogos e professores na última terça-feira (10/10). O interno é um dos líderes da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) e homem de confiança de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola.

Bin Laden é acusado de chefiar ao menos 14 sequestros em vários estados. Ele assumiu, também, o rapto da mãe do ex-jogador Robinho, em 6 de novembro de 2004, e da filha do reitor da Universidade de Alfenas, em Minas Gerais.

Bin Laden

O criminoso foi preso em agosto de 2005 após intensa troca de tiros com policiais civis de São Paulo. À época, o delegado Alberto Mateus Pereira Júnior, que chefiou a ação, informou que mais de 20 policiais participaram da prisão.

Antes de ser recapturado, Bin Laden cumpria pena em uma penitenciária de São Paulo. Contudo, em 2003, ele conseguiu fugir por um túnel.

O interno também é suspeito de ordenar uma série de ataques que aterrorizaram os moradores do Ceará, em janeiro de 2019, segundo o Ministério Público do Ceará (MP-CE). Ele teria envolvimento nos cerca de 300 atentados contra coletivos, delegacias de Polícia Civil, bases da PM e explosão de pontes.

Prisão de segurança máxima

Relatórios de inteligência apontam que Bin Laden seria um dos possível regatados em um audacioso plano de fuga elaborado pelo PCC.

O criminoso cumpre pena, desde 2019, na Penitenciária Federal de Brasília (PFBra), mesmo local onde está a cúpula da ficção, incluindo o líder máximo da facção Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola. As tentativas da facção, no entanto, foram frustradas por inúmeras ações de inteligência das forças de segurança.

PUBLICIDADE