Na busca por um estilo de vida mais saudável, uma das primeiras bebidas a serem abandonadas é a cerveja. Para permitir o prazer de tomar o líquido em um dia de sol sem se preocupar com a saúde, cervejeiros americanos criaram a “cerveja mais saudável do mundo”.
A bebida da marca Big Drop tem apenas 17 calorias por litro, enquanto um litrão tradicional costuma ter cerca de 210. A cerveja tem baixa quantidade de álcool (0,5% do conteúdo) e, no Brasil, poderia ser comercializada como uma opção sem álcool.
Além do tradicional malte e cevada, a bebida é feita com um mix de cinco tipos diferentes de lúpulo, aveia e trigo, e é enriquecida com vitamina B e aminoácidos. Com o nome comercial de Paradiso, a cerveja tem um sabor cítrico.
A bebida será lançada em novembro e toda a arrecadação com sua venda durante o mês será revertida para os movimentos de saúde que buscam combater o câncer de próstata.
Porém, de acordo com nutricionistas, a adição de nutrientes e baixas calorias não basta para dizer que a bebida é saudável.
A cerveja é de fato saudável?
“Muitas dessas vitaminas agregadas em bebidas não conseguem ser aproveitadas pelo nosso corpo. Por isso, é preciso realizar estudos para avaliar se essa cerveja é capaz de melhorar o organismo. Além disso, mesmo em baixa quantidade, o álcool atrapalha o ganho de massa muscular. Mas pela redução de calorias que ela propõe, já é um passo importante”, afirma o nutricionista Isaac Nunes, de Brasília.
O especialista conta que nem sempre é preciso eliminar completamente a cerveja comum da dieta — tudo depende do estilo de vida do paciente. “Geralmente, libero uma quantidade de até três longnecks de cerveja por semana, contando como uma refeição livre. O prejuízo não é tão grande e pode ajudar no bem-estar do paciente”, completa.