Xbox vai proibir o uso de controles de outras marcas no seu console

Aviso de erro exibido a jogadores faz referência ao fim do suporte para controles que não são oficiais, a partir de novembro

Apenas controles oficiais e licenciados funcionarão no Xbox — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

Apenas controles oficiais e licenciados funcionarão no Xbox — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

Xbox Series XXbox Series S e Xbox One não vão mais aceitar controles de outras marcas a partir de 12 de novembro. É o que aponta uma mensagem de erro 0x822d60002 mostrada a alguns usuários e noticiada pelo Windows Central, que avisa o fim da compatibilidade dos consoles com determinados acessórios. Com isso, qualquer joystick que não seja autorizado pela Microsoft será bloqueado nos dispositivos a partir da data anunciada, sejam eles com ou sem fio. Portanto, acessórios de outras marcas, mas que sejam licenciados pela empresa, devem continuar funcionando normalmente.

Os primeiros relatos surgiram entre usuários e jogadores do Reino Unido, mas a decisão parece ser global. O próprio Windows Central fez um teste com um controle “paralelo” e obteve a mesma mensagem de erro, via conexão sem fio. A marca Brook, fabricante de acessórios que compatibilizam controles com qualquer console, chegou a emitir um comunicado informando que deve apresentar uma solução aos consumidores em breve.

Ainda de acordo com o Windows Central, citando fontes internas, a novidade pode indicar que a Microsoft planeja expandir a linha de produtos licenciados de fabricantes terceiros aos seus consoles. Com atualizações de firmware, isso pode fazer com que mais controles se tornem compatíveis com o tempo, mas nada disso ainda é garantido.

Confira a mensagem de erro na íntegra:

“O acessório conectado não é autorizado. O uso de acessórios não autorizados compromete sua experiência de jogo. Por esse motivo, o uso do acessório não autorizado será bloqueado em 12/11/2023. Para obter ajuda para devolvê-lo, verifique com a loja de origem ou entre em contato com o fabricante. Para ver acessórios autorizados, acesse www.xbox.com/accessories. (0x82d60002)”

Imagem do erro com controle paralelo de Xbox — Foto: Reprodução/Windows Central

Imagem do erro com controle paralelo de Xbox — Foto: Reprodução/Windows Central

Portanto, a partir de 12 de novembro, a única forma de garantir partidas em um console Xbox é com controles oficiais, vendidos pela própria Microsoft, com ou sem fio – disponíveis em lojas diversas. Nada foi dito a respeito da compatibilidade com Windows que, por ora, continua a mesma em relação a controles diversos.

PUBLICIDADE