Com o objetivo de fortalecer e integrar os órgãos de segurança pública que atuam na Amazônia Legal e promover a ampla cooperação no combate a crimes ambientais o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), instituído por decreto assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Os participantes do Plano Amas são órgãos e instituições que atuam na região da Amazônia Legal e têm responsabilidades relacionadas à segurança pública, combate aos crimes ambientais promover a preservação local, aliada a ações de segurança pública que observem as especificidades de cada estado.
O lançamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), durante o 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, em Manaus (AM), com apoio do governo do Acre e demais estados amazônicos. Durante a reunião, o governador Gladson Cameli pontuou o empenho da gestão federal em integrar toda a Região Norte em um plano tão benéfico ao Brasil como o Amas.
“Não posso deixar de agradecer ao presidente Lula e ao ministro Flávio Dino por este momento; é um investimento que vai render muitos frutos, pois o Acre, como região de fronteira, precisa dos recursos federais para combater a violência e o narcotráfico, que é um dos objetivos fundamentais do Plano Amas”, disse o governante.
O Acre, recebeu por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, oito veículos para as forças de segurança do Estado, com investimento realizado de R$ 2,5 milhões.