A estátua do líder seringueiro Chico Mendes foi reinstalada na Praça Povos da Floresta, no centro de Rio Branco, após passar por restauração.
A peça foi revitalizada pelos artistas plásticos Darci Seles e Luís Carlos Gomes, da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), e faz parte de um projeto que tem o objetivo de recuperar os monumentos e espaços públicos do Acre.
A estátua é feita de bronze e pesa cerca de 200 quilos, representando Chico Mendes, vestido com uma calça azul e camisa branca.
O monumento já foi alvo de vândalos por várias vezes. Em 2022, ela foi derrubada e em 2018 chegou a ser furtada.
Após a restauração, a equipe da FEM tentou recolocar a estátua em seu devido lugar na última quarta-feira (8), no entanto, um problema na base da peça impediu a conclusão do trabalho.
Equipes do Serviço de Água e Esgoto do Estado (Saneacre) também realizaram a limpeza das praças centrais, e contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), para fazer reparos na iluminação local.
Entre os serviços prestados, estão a manutenção do Espelho D’água na Praça do Seringueiro e da Fonte Luminosa em frente ao Palácio Rio Branco, que teve as luzes acendidas após revitalização, na sexta-feira (10).