O abandono de um cachorro com uma corda presa ao pescoço na estrada Irineu Serra, parte alta da capital acreana, tem causado comoção nas redes sociais.
As imagens foram publicadas pelo jornalista Altino Machado em seu perfil pessoal nesta terça-feira (07).
De acordo com a publicação, um desconhecido teria parado o carro e abandonado o cão.
“Deixou o animal lá, com uma corda no pescoço. O bichinho parece muito triste e não saiu do lugar onde foi deixado. Só não vou levá-lo porque crio três”, relatou o motociclista que teria presenciado o crime.
O jornalista publicou as imagens com objetivo de identificar o dono do pet para que possa ser responsabilizado criminalmente. O relato acabou causando grande comoção junto aos internautas e muitos manifestaram indignação e também interesse em adotar o animal.
Abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064 quem pratica esse tipo de crime pode levar de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.
Após algumas horas, Altino informou que o cachorrinho foi adotado por um morador que reside próximo ao local.
“Depois de muitas tentativas para laçá-lo com a mesma corda com a qual fora abandonado, surgiu um homem que se dispôs a me ajudar. Agimos com bastante tranquilidade na aproximação, mas o animal estava muito assustado. Tão logo conseguimos laça-lo, um cidadão estacionou e desceu do carro. Expliquei que estávamos resgatando o animal. O homem contou que é dono de uma chácara e precisava de um cão, mas carregava dentro do carro uma porca. Insisti para que adotasse o animal e ele aceitou prontamente”, escreveu.