Caos em Rio Branco: Bombeiros atendem quase 15 chamados urgentes após temporal

80% desses chamados foram de quedas de árvores e bairros da capital

O temporal que atingiu a capital nesta segunda-feira (20) fez com que a Defesa Civil de Rio Branco atendesse 14 ocorrências de moradores, entre destelhamento de casas, queda de muros e de árvores.

Segundo o tenente-coronel Cláudio Falcão, 80% desses chamados foram de quedas de árvores em bairros da capital. “Além disso, um veículo quase foi destruído. Porém, ninguém ficou ferido”, disse.

Maioria das ocorrências foram de queda de árvores. Foto: Defesa Civil Municipal

O coordenador da Defesa Civil disse ainda que a previsão para os próximos dias é de mais chuvas fortes. “Para esta terça (21) e quinta (22), é esperado mais temporais em Rio Branco, que não devem ser da mesma intensidade que o registrado na segunda-feira, mas não é descartado”, completou Falcão.

Destelhamento de casas também foi registrado pela Defesa Civil de Rio Branco/Reprodução

Em relação ao nível do Rio Acre, o coronel informou que o afluente deve continuar subindo nos próximos dias. “Ele pode atingir os 2 metros nas próximas 48 horas”.

VEJA MAIS: Após forte chuva, nível do Rio Acre sobe mais de 20 centímetros em 24 horas na capital

Só nesta segunda-feira (20), após uma chuva de 35,4 milímetros, o nível do Rio Acre subiu 24 cm e marcou 1,80 meros na medição das 06h desta terça-feira (21).

80% das ocorrências foram de queda de árvore. Foto: Defesa Civil Municipal

Aumento no nível do Rio Acre

O acumulado das chuvas ocorridas na última semana, somado as que devem cair sobre o estado nesta semana, fará com que o nível do Rio Acre suba, podendo ultrapassar os três metros.

“As chuvas intensas ocorridas no município de Assis Brasil, no último fim de semana, e as que ocorrerão durante esta semana em todo o vale do Acre farão o nível do rio, em Rio Branco, subir rapidamente nos próximos dias, podendo passar de 3m, até domingo. Nesta segunda-feira, por volta das 15h, marcava 1,57m”, afirma Friale.

Seca severa

O Acre enfrenta um período de seca severa, que deve se estender até dezembro, segundo especialistas. A previsão é que o El Niño alcance seu pico de atividade no próximo mês. Além disso, o atraso das chuvas, o que fará com que a seca na região norte se prolongue ainda mais.

A previsão de retorno das chuvas frequentes no estado do Acre é apenas para o final do mês de dezembro. O fato se dá em virtude do fenômeno El Niño, que segundo especialistas, terá seu pico máximo de atividade durante o último mês do ano. Em virtude disso, a Defesa Civil Municipal de Rio Branco resolveu executar a Operação Estiagem até o dia 15 de dezembro.

PUBLICIDADE