Dados do IBGE colocam Rondônia com a menor taxa de desemprego no país

A pesquisa da PNAD revela que Rondônia lidera na proporção de trabalho por conta própria

Dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), colocam o Estado de Rondônia como a líder nacional na menor taxa desemprego, registrando apenas 2,3%.

Segundo os dados, no terceiro trimestre de 2023, existe um contingente de 833 mil pessoas empregadas em toda a região, divididas entre o setor privado, autônomos, comércio, administração, e agropecuária.

iStock

De acordo com as informações, 321 mil estão no setor privado, representando 38,5% do total, 284 mil são trabalhadores autônomos, compreendendo 34,1%, 184 mil atuam no comércio, constituindo 22,1% do contingente, 166 mil desempenham suas atividades na administração pública, abrangendo defesa, seguridade social, educação, saúde e serviços sociais, totalizando 19,9%, 162 mil trabalham na agropecuária, representando 19,4%.

A pesquisa da PNAD revela que Rondônia lidera na proporção de trabalho por conta própria, atingindo 34%, em comparação com a média nacional de 25,5%. Além disso, o IBGE registrou um grande índice de informalidade, atingindo 45,3% das pessoas ocupadas no terceiro trimestre de 2023. Este cenário destaca a presença de trabalhadores sem registro em carteira de trabalho ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Por fim, Rondônia apresenta a menor taxa de subutilização da força de trabalho entre as Unidades da Federação, registrando 5,3% no terceiro trimestre de 2023.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost