Uma provável tentativa de fuga foi registrada no último final de semana nas dependências do presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira. Segundo informações, dez reeducandos que se encontravam no bloco 8 da unidade chegaram a quebrar a parede do prédio para tentar escapar da prisão.
O plano não foi consumado devido a pronta intervenção dos policiais penais que descobriram a trama a tempo de evitar o pior. Os detentos envolvidos na tentativa de fuga são integrantes da organização criminosa Bonde dos 13.
Por conta da ação, a direção do presídio suspendeu as visitas de familiares no sábado e no domingo.
“Estamos apurando essa provável tentativa de fuga. Também trabalhamos com a hipótese de ter sido uma tentativa de surpreender a guarda e, posteriormente, fazer um confronto interno assim como aconteceu no presídio Antônio Amaro, em Rio Branco. Anterior a isso houve uma greve de fome. Na ocasião, conversamos com os detentos, com seus familiares, chegamos em um consenso e a greve foi encerrada. Sempre que acontece esse episódio, a gente redobra as atenções porque é nesse momento que os detentos passam a orquestrar planos mirabolantes, seja contra operadores de segurança, seja contra a estrutura da unidade ou contra a sociedade civil. Com isso, conseguimos lograr êxito em coibir essa suposta tentativa de fuga”, comentou Jair Silva, diretor do presídio de Sena Madureira.
Os dez detentos envolvidos responderão à sindicância interna bem como a processo criminal por dano ao patrimônio público. Todos eles se encontram em isolamento cautelar.