Nesta quinta-feira (2) é celebrado o Dia dos Finados. A data remete à homenagem e memória dos vivos para seus entes falecidos. A data surgiu através do santo Odon (Odilon), abade de Cluny, no século XI, ganhando destaque no meio católico ao redor do mundo, também sendo uma tradição aqui no Brasil. Em Rio Branco, as Diocese e a Prefeitura Municipal estão montando celebrações para o feriado.
Segundo o padre Jairo Coelho, coordenador do Santuário Divina Misericórdia, haverá atividades em todos os cemitérios da cidade, particulares e públicos, sendo a igreja católica a responsável pelos ritos religiosos de alguns deles. Assim, o padre garante que:
“Quando nós celebramos a memória dos fiéis falecidos, nós não estamos celebrando a morte, mas a vitória da vida sobre a morte. Para aqueles que creem, a morte não é o fim, a morte não é tirada, ela é transformada. Ela deixa de ser uma vida finita, marcada pela dor para se tornar uma vida plena, uma vida de felicidade junto de Deus”.
Além das programações nos cemitérios comandados pela Diocese, o religioso deixa claro que a missa diária na Catedral Nossa Senhora de Nazaré será feita no horário normal, às 19h.
Já nos cemitérios públicos, Joabe Lira, secretário de Cuidados com a Cidade, garante que todos irão abrir às 7h e fecharão às 17h. O secretário também afirma que no dia, toda uma infraestrutura de banheiros químicos, água mineral e monitoramento eletrônico estará disponível para a população, além de um mutirão de limpeza nos cemitérios ter sido realizado nas últimas semanas.
“Além de que no dia, vamos estar com uma equipe de 150 pessoas dividida nos 4 cemitérios para auxiliar as pessoas nesse momento de reflexão e homenagem”, também diz Joabe.
Com as ações mostradas, diocese e poder municipal garantem que será um dia de homenagem e memórias da população para aqueles que já foram e, como dito pelo padre Jairo, um dia de lembrar uma mensagem importante:
“A grande característica do cristão é a esperança. Então, não podemos perder a esperança na vida eterna, assim como não podemos perder a esperança num mundo melhor. Como diz o Salmo: “Deus é bom e eterna, a sua misericórdia”. É confiando nessa misericórdia que alimentamos a nossa esperança. E cada um possa vivenciar esse dia com essa esperança e com essa certeza de que a morte não é o fim, mas o começo dessa vida nova diante de Deus”.
Veja programação das missas nos cemitérios:
Abertura e fechamento dos cemitérios públicos: 7h às 17h
Missa em celebração ao Dia dos Finados:
Cemitério Jardim da Saudade: 8h e 16h
Cemitério São João Batista: 8h e 16h
Cemitério Morada da Paz: 9h
Cemitério Cruz Milagrosa: 8h
Quixadá: 9h
Missa na Catedral Nossa Senhora de Nazaré: 19h
_________
Matéria produzida sob supervisão do editor-chefe do site, Everton Damasceno.