O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, nesse domingo, teve uma questão sobre a indústria dos esportes eletrônicos em “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”.
A questão traz um texto, acessado em 2021 no site Chico Terra, que aponta que a indústria dos esports “está crescendo em um ritmo mais rápido do que a economia mundial” e que a popularidade dos games competitivos “cresceu muito e no Brasil não é diferente”, baseando-se em dados de “uma pesquisa” que aponta que 64% dos brasileiros que jogam videogame já ouviram falar de esporte eletrônico.
O texto destaca ainda que a “árdua dedicação de grandes gamers contribuiu para o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional, aliado a outras cinco federações esportivas e suas desenvolvedoras de jogos, que direcionaram um olhar mais atento ao assunto, permitindo dar o primeiro passo para concretizar, pela primeira vez na história dos jogos eletrônicos, um jogo olímpico oficial”.
Não é possível saber, pelo trecho colocado na questão, a qual evento o texto se refere.
O enunciado da questão não exige conhecimento prévio do que são os esports, mas sim a interpretação do contexto em que o esporte eletrônico é apresentado.
A pergunta é: “O contexto em que o esporte eletrônico é apresentado no texto demonstra o(a)”
São cinco alternativas:
- a) condição favorável à expansão dessa modalidade.
- b) promoção dessa prática por jogadores profissionais.
- c) impulsionamento de um processo de marketing.
- d) favorecimento de fabricantes dos jogos.
- e) modificação de audiência televisiva.
Conforme a correção do Anglo, publicada pelo g1, a resposta correta é a alternativa a.
Além de Linguagens, o primeiro dia de provas do Enem 2023 teve questões de “Ciências Humanas e suas Tecnologias”, totalizando 90 questões, além da redação. O segundo dia será no próximo domingo, 12 de novembro, com “Matemática e suas Tecnologias” e “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”.