ContilNet Notícias

Espetáculo no Acre aborda Genocídio dos Povos Originários da Amazônia

Por Ascom

A Temporada Identidade Garatuja 2023 da Cia. Garatuja de Artes Cênicas apresenta “Correrias”, nome este que é um termo usado por indígenas e ribeirinhos para contar oralmente como foi o processo de genocídio e eptemicidio de povos indígenas no Acre e em toda Amazônia em diversas épocas desde que o homem branco invadiu o Brasil e toda América do Sul promovendo mataça de etnias inteiras, extinguindo línguas, histórias e povos!!

A temporada trás esta impactante produção que mergulha na história e na cosmogonia dos povos originários, seus rituais sua mitologia sua rotina e vivência na floresta Amazônica e sua forma de ver o mundo em liberdade, trazendo um mosaico de seres, na estradas em percursos na floresta e nos rios da vida de gente que cria divindades, danças , gestos e resistência tudo isso baseado em uma ampla pesquisa que durou 7 anos com uma montagem cênica de 4 anos, criando uma releitura única e comovente.

Esta produção é fundamentada em relatos orais e testemunhos de sobreviventes/Foto: Divulgação

O espetáculo retrata os impactos nefastos da rápida ocupação dos territórios indígenas pelos colonizadores, evidenciando a perseguição, extinção e escravidão dos povos originários em busca da “Hevea Brasiliensis”. Esta produção é fundamentada em relatos orais e testemunhos de sobreviventes, dando destaque ao olhar para os corpos femininos amazônicos, cujas vivências foram particularmente afetadas por esse capítulo sombrio da história. “Correrias” mergulha nos rituais, viveres da liberdade e no sofrimento desses povos, oferecendo uma experiência dramaturgia profunda e reflexiva.

Todas as apresentações da temporada serão no Cine Teatro Recreio com uma apresentação especial na XV Semana Acadêmica de Ciências Sociais Licenciatura e Bacharelado – Ufac como segue:

Com a pesquisa e Dramaturgia de Regina Maciel e direção cênica de Dino Camilo “Lambada”,  Intérpretes: Léia Nascimento, Alyx Dantas e Regina Maciel, Iluminação: Junior Uchôa, Sonoplastia: Núbia Alves, Maquiagem: Marina Luckner. Fotos: Edicley Araújo,  e Jefferson Linhares, trilha sonora incorpora músicas de James Asher, povo Poyanawa, Katukina e Byron Metcalf.

Todas as apresentações da temporada serão no Cine Teatro Recreio/Foto: Divulgação

A Temporada Identidade Garatuja 2023 é Financiada pela Prefeitura Municipal de Rio Branco por meio do Edital de 2023 do Fundo Municipal de Cultura e com apoio essencial da Fundação Elias Mansour através do Cine Teatro Recreio, ASDAC – Associação de Dança do Acre e MODA – Movimento de Dança do Acre, “Correrias” promete ser uma experiência inesquecível, um grito de resistência, uma convocação à reflexão coletiva sobre as atrocidades cometidas contra os povos originários, unindo teatro, dança e história para criar um impacto profundo na consciência de todos os espectadores. 

Foto: Divulgação

Sobre a Cia. Garatuja de Artes Cênicas

A Cia. Garatuja de Artes Cênicas é uma entidade cultural sem fins lucrativos, com sede em Rio Branco, Acre, Brasil. Fundada em 1990

Contato:
Regina Maciel – Tel: 68 9605-6290

Veja fotos do espetáculo:

Sair da versão mobile