O Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco, recebeu na manhã da última terça-feira (14), a mais nova moradora do local: uma macaquinha da espécie Callimico goeldii, um sagui. Naturalmente, a espécie habita toda a região da bacia Amazônica, incluindo Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, além do Brasil.
Os mico-de-goeldis, também chamados de mico-preto, são pequenos primatas de hábito arborícola e diurno, que se alimentam de frutos, pequenos vertebrados e insetos. As mães dão à luz apenas um filhote por vez. Fisicamente, são pretos, com uma pequena juba da mesma cor, pesando quase um quilo, medindo cerca de 25 cm de corpo mais 25 cm de cauda.
Infelizmente, os micos-preto são considerados vulneráveis pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Por isso, os zoológicos possuem importante papel na conservação das espécies, pois além do banco genético, é possível trabalhar a reprodução e reintrodução de animais na natureza, como no caso da ararinha-azul.
Ao site da Prefeitura de Rio Branco, o médico veterinário Tallison Filipe confirma a importância da atuação da equipe do Parque. “Todos os animais do Parque são encaminhados pelo CETAS, através do IBAMA, após os trâmites legais. Quando chegam aqui, existe um trabalho de adaptação, incluindo a ambientação e a alimentação. Inclusive, por isso, é preciso ressaltar como é importante que os visitantes não ofereçam comida aos animais, já que isso pode prejudicar a saúde deles”.
O Parque Ambiental Chico Mendes está aberto de terça a domingo, de 7h às 17h, e neste feriadão prolongado também está aberto à população. É uma excelente oportunidade para conhecer a nova moradora do zoológico.