A ação policial aconteceu na manhã desta terça-feira (14), na Rua Central, bairro Portelinha, no município de Porto Acre, interior do estado.
Segundo informações, uma guarnição da Polícia Militar estava realizando um patrulhamento de rotina, quando os policiais visualizaram uma residência conhecida pelo intenso tráfico de drogas, com a porta aberta e um ventilador funcionando, os operadores da segurança resolveram verificar o que estava acontecendo.
Quando os policiais se aproximaram, um homem identificado como Francisco das Chagas Costa de Souza, 36 anos, teria ficado nervoso ao ver a presença policial e tentou se evadir do local, porém foi contido pelos policiais. Em uma rápida conversa, o homem disse ser dono do imóvel e que estaria produzindo produtos entorpecentes na residência.
Na casa foram encontrados uma substância branca, aparentemente sendo merla, certa quantidade de cocaína totalizando um 1,600 kg de produtos entorpecentes, além de uma munição de arma de fogo calibre .32 intacta e um cartucho de espingarda calibre .36 em perfeito uso, além de vasto material para embalagem da droga.
Os policiais realizaram uma prévia consulta pelo sistema judiciário, e constataram que contra Francisco das Chagas, tinha um mandado de prisão, da Vara de Execuções Penais da Comarca de Rio Branco (AC).
Diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao suspeito por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e foi conduzido à Delegacia do município de Porto Acre, onde agora ele está a disposição da justiça.