Gladson vai a Dubai e deve encontrar Lula e Marina em agendas sobre Amazônia e o clima

A COP28 acontece entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, em Dubai

O governador do Acre, Gladson Cameli, confirmou presença na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes. Gladson vai liderar a comitiva acreana e participará em agendas relevantes evento que discute sobre a crise do clima.

O primeiro compromisso de Gladson será participar de uma mesa-redonda com os governadores do Consórcio Brasil Verde, que o Acre faz parte, com outros 10 estados. Neste painel, serão discutidas medidas de combate ao desmatamento e a conservação e restauração de paisagens e florestas.

“A COP28 é uma excelente oportunidade para debatermos os rumos do planeta e da humanidade. O Acre é exemplo mundial na preservação da natureza e vamos continuar trabalhando para aliar a proteção da floresta e o desenvolvimento do nosso povo. Tenho certeza que a nossa participação neste evento será exitosa e muito positiva para o nosso estado”, disse Gladson, ao site Agência de Notícias do Acre.

Governadores Gladson Cameli (PP), Fátima Bezerra (PT), Helder Barbalho (MDB) ao lado do presidente Lula, na COP27/Foto: Ricardo Stucker

Além do painel, o governador também deve comparecer à Assembleia-Geral de Coalizão, com o tema “Unindo líderes: ampliando ações multiníveis para fechar a lacuna da ambição”. Além de tratar sobre os assuntos relacionados à Amazônia, como a implementação de ações de desenvolvimento sustentável e o lançamento de um planejamento estratégico de transição econômica para a região.

Com 85% do território preservado, o Acre tem conseguido, nos últimos anos, importantes avanços na área ambiental. Em resposta firme contra os crimes florestais, o governo reduziu em 71% a derrubada ilegal da vegetação nativa e 41% referente aos focos de calor. Os dados são de janeiro a novembro de 2023 e comparativos ao mesmo período do ano anterior.

Governador Gladson Cameli participará de importantes debates durante a COP28, em Dubai/Foto: Mardilson Gomes/SEE

Além do governador, representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA), Secretaria de Planejamento (Seplan), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AC) e Secretaria de Comunicação (Secom) acompanharão a conferência.

O presidente Lula (PT) também participará da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28), em Dubai. Na conferência, Lula, além de representar o Brasil, falará como líder temporário do G20, grupo dos 20 países mais ricos do mundo. Dentre os assuntos, o presidente deve discursar sobre a agenda ambiental brasileira e apresentará dados sobre a contenção do desmatamento na Amazônia. A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, também deve comparecer a COP28.

Acre na COP28

O Acre confirmou participação em vários painéis durante a conferência, entre eles, discussões sobre a redução do aquecimento global, preservação das florestas, justiça climática, combate ao desmatamento, pagamentos por serviços ambientais e implementação de novas políticas de redução de emissões de gases poluentes, entre outros assuntos.

O governo estadual também participará da assinatura de documentos que visam à venda e adiantamento de recursos de créditos de carbono. Também estão confirmadas apresentações que mostrarão o modelo de governança adotado pelo Acre na gestão das políticas ambientais, potencial econômico dos negócios inovadores e produtos florestais da região e a experiência do Programa de Regularização Ambiental local.

O principal destaque que será mostrado ao mundo é a redução alcançada nos alertas de desmatamento e das queimadas. Desde o início do ano, a queda foi de 71% em relação a derrubada ilegal da floresta e de 41% referente aos focos de calor.

PUBLICIDADE