Governo Lula prorroga uso da Força Nacional no Acre por conta de queimadas

Só em 2023, o Acre registrou 745 focos de Incêndio, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe

O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20), a prorrogação do uso da Força Nacional no Acre em apoio o governo do Estado no combate aos incêndios florestais e às queimadas. O novo decreto é válido até 30 de novembro.

Foto: Agência Brasil

“O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, diz trecho do decreto.

O envio de equipes da Força Nacional fol feito em agosto deste ano, proposta pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. Na época, o decreto tinha validade de 90 dias, o que foi prorrogado agora.

No dia 5 de julho, o governador Gladson Cameli havia decretado situação de emergência ambiental até dezembro de 2023, como medida preventiva aos incêndios florestais no período com menores volumes de chuvas. A decisão foi baseada em dados do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cigma), que mapearam focos de queimada e alerta de desmatamento em dez municípios do estado.

Só em 2023, o Acre registrou 745 focos de Incêndio, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe.

PUBLICIDADE