Ícone do site ContilNet Notícias

Governo Lula prorroga uso da Força Nacional no Acre por conta de queimadas

Por Matheus Mello, ContilNet

Os agentes atuarão em três operações que estão em curso/ Foto: Reprodução

O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20), a prorrogação do uso da Força Nacional no Acre em apoio o governo do Estado no combate aos incêndios florestais e às queimadas. O novo decreto é válido até 30 de novembro.

Foto: Agência Brasil

“O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, diz trecho do decreto.

O envio de equipes da Força Nacional fol feito em agosto deste ano, proposta pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. Na época, o decreto tinha validade de 90 dias, o que foi prorrogado agora.

No dia 5 de julho, o governador Gladson Cameli havia decretado situação de emergência ambiental até dezembro de 2023, como medida preventiva aos incêndios florestais no período com menores volumes de chuvas. A decisão foi baseada em dados do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cigma), que mapearam focos de queimada e alerta de desmatamento em dez municípios do estado.

Só em 2023, o Acre registrou 745 focos de Incêndio, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe.

Sair da versão mobile