A penúltima pole position da F1 2023 ficou com Charles Leclerc, dominante na classificação do GP de Las Vegas na manhã deste sábado. O piloto da Ferrari anotou 1m32s726 no que poderia ser uma dobradinha da escuderia com o colega Carlos Sainz em segundo lugar. Porém, a vaga na primeira fila ficará com Max Verstappen, originalmente terceiro. Isso porque Sainz perderá dez posições e larga em 12º por trocar peças do motor, depois que um bueiro aberto quebrou seu carro no primeiro treino livre.
Essa foi a 23ª pole da carreira de Leclerc, líder do Q1, Q2 e Q3 na sessão, e sua quinta desta temporada que tem Verstappen como maior detentor de poles – 11 até aqui. O desafio para o monegasco agora é converter a pole em vitória, feito que ainda não realizou neste ano.
A Ferrari vem de sessões livres com resultados otimistas, apesar dos percalços causados por problemas na pista do Circuito de Las Vegas Strip: Leclerc dominou dois dos três treinos, e assim como Sainz, apresentou desempenho competitivo frente à performance de rivais como o próprio Verstappen. Na classificação, a vantagem da Ferrari para o tricampeão chegou a 0s7.
Por sua vez, a McLaren viu terminar a sequência de 14 GPs com ao menos um de seus pilotos no top 10 de largada, com Norris em 15º e Piastri em 18º. A dupla não ficava para trás no Q1 desde o GP de Miami em maio deste ano. Outra surpresa foi a eliminação de Lewis Hamilton (11º e décimo após a punição de Sainz) e Sergio Pérez (12º, 11º com a punição de Sainz) ainda no Q2.
A Williams, por outro lado, voltou a ter sua dupla no top 10 de largada com o quinto lugar de Alexander Albon e o sexto de Logan Sargeant, feito que a equipe não desempenhava desde o GP da Holanda deste ano.
Resultado
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Max Verstappen (RBR)
- George Russell (Mercedes)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Alexander Albon (Williams)
- Logan Sargeant (Williams)
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Sergio Pérez (RBR)
- Carlos Sainz (Ferrari)**
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Daniel Ricciardo (Alphatauri)
- Lando Norris (McLaren)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lance Stroll (Aston Martin)*
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
*Lance Stroll perde cinco posições no grid de largada por ultrapassagem sob bandeira amarela no terceiro treino livre
** Carlos Sainz perde dez posições no grid de largada por trocar componentes da unidade de potência após quebra no primeiro treino livre, causada por tampa solta de bueiro
A largada do GP de Las Vegas será na madrugada deste domingo às 3h da manhã (horário de Brasília). O ge acompanha tudo em tempo real!
Q1 – 18 minutos e cinco eliminados
Leclerc manteve a dianteira mesmo com a tentativa de Verstappen, que ficou a 0s089 de batê-lo após oito minutos do segmento. O piloto da Ferrari chegou a ser momentaneamente superado por Sainz, e voltou a liderar em uma nova tentativa. Nos cinco minutos finais, Verstappen e Sainz se revezaram na segunda colocação, enquanto Leclerc aumentava sua vantagem na ponta.
Na bandeirada, Stroll e Ricciardo conseguiram salvar-se e avançar ao Q2 apesar do tráfego na pista no fim das últimas voltas – Ocon e Verstappen quase se tocaram. Por outro lado, Zhou e Tsunoda, que já ocupavam a zona de eliminação, não tiveram a mesma sorte, assim como Piastri, eliminado com o colega Norris. Ocon também acabou fora do top 15.
ELIMINADOS
16º LANDO NORRIS (MCLAREN)
17º ESTEBAN OCON (ALPINE)
18º GUANYU ZHOU (ALFA ROMEO)
19º OSCAR PIASTRI (MCLAREN)
20º YUKI TSUNOA (ALPHATAURI)
Q2 – 15 minutos e cinco eliminados
A volta rápida de Alonso foi superada por Verstappen, que postergou sua primeira tentativa para os seis minutos finais do segmento. No entanto, Leclerc voltou a superar o tricampeão, que ainda viu Sainz passar em sua frente.
Nos últimos 120 segundos, Pérez era o único piloto ainda nos boxes. E na bandeirada, Russell fez o terceiro tempo enquanto Albon, Sargeant e Gasly garantiram a ida ao Q3. Por outro lado, Stroll e Ricciardo foram eliminados, e Hulkenberg, Hamilton e Pérez ficaram fora do top 10 apesar de suas últimas tentativas – os dois, eliminados respectivamente por 0s038 e 0s046.
ELIMINADOS
11º LEWIS HAMILTON (MERCEDES)
12º SERGIO PÉREZ (RBR)
13º NICO HULKENBERG (HAAS)
14º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
15º DANIEL RICCIARDO (ALPHATAURI)
Q3 – 12 minutos e disputa pela pole
Leclerc liderou o segmento separado de Sainz por apenas 0s022, tendo Verstappen a 0s083 dele. Com cinco minutos para a bandierada, Albon, Sargeant e Bottas ainda não tinham volta registrada.
Quando o cronômetro zerou, o monegasco da Ferrari ampliou sua vantagem em primeiro lugar, apesar do giro final de Sainz ter reduzido a diferença para 0s044. Verstappen recolheu para os boxes e garantiu o terceiro lugar, à frente de Russell.