27 de abril de 2024

Lula deve indicar Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal e Paulo Gonet à PGR

Anúncio deverá ser feita pelo presidente Lula ainda na manhã desta segunda-feira, antes de seu embarque para a Arábia Saudita

O indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à vaga deixada pela ex-ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) será o atual ministro da Justiça e senador licenciado Flávio Dino. O indicado à chefia da Procuradoria Geral da República (PGR) será o jurista de Paulo Gonet.

As informações foram dadas por Lula durante jantar com seus ministros ainda na noite de domingo (26) e serão confirmadas nesta segunda-feira (27) antes de seu embarque antes de sua viagem à Arábia Saudita, onde participará da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28).

Flávio Dino e Paulo Gonet/Foto: Montagem/CNN Brasil

Os indicados passarão por sabatinas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Após essa fase, as indicações serão submetidas ao plenário da Casa.

Alcolumbre assegurou a Lula a marcação das sabatinas antes do recesso parlamentar, que inicia em 22 de dezembro. Apesar de desentendimentos anteriores, Alcolumbre recentemente retomou proximidade com o Palácio do Planalto.

Flávio Dino vinha sendo considerado o favorito para o cargo desde outubro, após a aposentadoria de Rosa Weber no STF. Lula expressou a aliados a importância de indicar alguém com a estatura do ministro para enfrentar desafios políticos na corte, ressaltando a capacidade jurídica de Dino para ser um magistrado influente.

Quanto a Gonet, Lula teve encontros em setembro, considerando também o subprocurador Antonio Bigonha, com forte apoio no PT e cotado como favorito. Gonet conta com o respaldo dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, sendo um dos nomes destacados desde o início da disputa pela PGR.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost