Ícone do site ContilNet Notícias

Mais de mil pessoas foram internadas com trombose no Acre, diz levantamento

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

Um levantamento inédito produzido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) mostra que mais de 489 mil brasileiros foram internados para o tratamento de tromboses venosas entre janeiro de 2012 e agosto de 2023.  Apenas no Acre, 1.087 internações foram registradas por trombose venosa, um dos números menos expressivos do Brasil, junto com Roraima (485) e Tocantins (1.527).

A trombose ocorre quando um coágulo se forma nos vasos sanguíneos. Foto: Thinkstock/VEJA

O estudo, que foi divulgado nesta segunda-feira (6), foi elaborado a partir de dados do Ministério da Saúde e, de acordo com a entidade, evidencia a necessidade dos brasileiros terem cuidados relacionados à saúde vascular, já que o problema pode ser evitado.

O levantamento mostra, também, aquilo que a SBACV considera “um cenário preocupante” relacionado ao número de internações para o tratamento da trombose. Os números indicam que, entre janeiro de 2012 e agosto de 2023, 489.509 brasileiros foram internados para o tratamento da doença.

Embolia pulmonar

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular alerta que uma trombose não diagnosticada precocemente e, consequentemente, não tratada, pode levar à formação de êmbolos que correm no interior das veias e que podem chegar ao pulmão, comprometendo a oxigenação.

Por meio do fluxo natural do sangue, esses êmbolos podem chegar ao pulmão, causando a temida embolia pulmonar, quadro clínico caracterizado pela obstrução de canais sanguíneos no pulmão. A parcela do pulmão comprometida pela falta de oxigenação não pode ser recuperada e pode levar à morte.

O levantamento revela que 122.047 brasileiros já foram internados para o tratamento de embolia pulmonar. O Acre está entre os estados com menor número de internações, sendo registrado 69.

O que é trombose venosa?

A trombose venosa ocorre quando há a formação de coágulos de sangue dentro das veias, principalmente nos membros inferiores, impedindo o fluxo natural do sistema cardiovascular. A condição pode causar manchas arroxeadas ou avermelhadas nos locais afetados, acompanhadas de sensação de desconforto, dor e inchaço.

Se o coágulo se formar numa veia profunda, o quadro é denominado trombose venosa profunda. Se for formado numa veia superficial, é denominado tromboflebite superficial.

As principais causas do problema são alterações na coagulação, imobilidade prolongada ou lesão nos vasos sanguíneos. Para a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, o uso de anticoncepcionais, cigarro e histórico familiar são alguns dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de tromboses venosas.

Sair da versão mobile