Novembro Roxo: Sesacre lança programação especial de conscientização sobre a prematuridade

Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a prematuridade dos nascituros e as consequências decorrentes

Iniciou-se nesta segunda-feira (13) a “Oficina de cuidados com recém-nascidos de alto risco pelo Método-Canguru”, que irá até o dia 15 de novembro, promovido pela Sesacre. Dia 17 deste mês é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, e o Encontro da Prematuridade ocorrerá no dia 21, na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, que contará com a presença de mães e autoridades.

A campanha tem como tema este ano “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”.

Foto: Junior Aguar/SESACRE

“A ausência de um pré-natal completo e a alta incidência de gestações em adolescentes são as principais causas dessa estatística. Um pré-natal adequado é fundamental para identificar doenças ou condições que podem ser tratadas ou evitadas, garantindo uma gestação saudável e um parto no momento certo”, disse Carina Hechenberger, gerente de Assistência da Maternidade Bárbara Heliodora, que destacou a relevância da campanha, revelando que a Região Norte lidera o ranking de partos prematuros.

Uma pesquisa aponta que o Acre tem a maior taxa de partos prematuros do país entre 2017 e 2021, com 14,2% dos nascimentos nesta condição. O levantamento é da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês (ONG Prematuridade), com base em dados do sistema DataSUS.

Foto: Reprodução

Novembro Roxo

‘Novembro Roxo’ é o mês internacional de sensibilização à prematuridade, que pode, ocasionar eventualmente implicações ao recém-nascido, objetivo desta campanha é conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro.

A prematuridade pode ocasionar implicações ao recém-nascido, entre elas, problemas pulmonares, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares ou diabetes e possibilidade de ter problemas de aprendizagem ou comportamentais.

Campanha Novembro Roxo. Foto: Reprodução

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), algumas recomendações melhoram os índices de sobrevivência e a saúde de bebês nascidos precocemente – antes de completar 37 semanas de gravidez – ou pequenos, bebês que possuem menos de 2,5 kg ao nascer. Em novas diretrizes, a OMS afirma que o contato pele a pele com a mãe ou um cuidador, chamado de mãe canguru, deve começar imediatamente após o nascimento, sem separação ou período em incubadora. Esse método resulta em benefícios significativos para a saúde das mães e dos bebês prematuros que permanecem próximos.

Anualmente, cerca de 340 mil nascimentos prematuros são registrados no país, equivalente a seis casos a cada dez minutos. A cor roxa foi escolhida para representar não apenas a sensibilidade e individualidade, mas também a transmutação, simbolizando mudança e adaptação.

_________

Matéria produzida sob supervisão do editor-chefe do site, Everton Damasceno.

PUBLICIDADE