A Orquestra de Percussão é uma iniciativa do músico percussionista João Gabriel Brito, que atua nesse segmento há mais de 23 anos tocando com diferentes artistas e bandas de estilos musicais variados.
Dessa versátil experiência, que proporcionou contato com diferentes estilos e com outros percussionistas em suas mais diferentes atuações, unido ao fato de que em nosso estado poucas são as oportunidades de formação e de trocas de conhecimento no campo da percussão, surgiu a idealização deste projeto que pretende reunir no palco através de um Show Didático/Musical, percussionistas atuantes na cena local e proporcionar a troca de experiências e vivências num rico processo de intercâmbio e valorização dos saberes desses profissionais locais.
O objetivo central da ação é fortalecer a interação entre percussionistas e músicos locais, favorecer a troca de saberes e fazeres, promover o aperfeiçoamento e a difusão do ofício da percussão a estudantes e comunidade em geral.
O projeto prevê a realização de duas atividades:
1. Show com a Orquestra de Percussão – Um Passeio pelos ritmos populares brasileiros e afrolatinos: Dia 17 de novembro (sexta-feira) às 20h na Escola de Música do Acre. Apresentação musical cujo foco é a música instrumental com destaque para as performances percussivas. Evento Gratuito e aberto ao público em geral.
FICHA TÉCNICA DO SHOW: Idealização – João Gabriel Brito. Percussionistas convidados: Alexandre Tifum, Anderson Carioca, Maestro Lygeiro, Mestre Zaqueu e Percussa William. Músicos Convidados (Banda Base): Abimael Rufino e Marcone Ricardo (Sopros), Denilson Carneiro e James Fernandes (Cordas), Nilton Castro (Teclado). Produção: AcreAtiva Produções Culturais por Carol Di Deus e Narjara Saab
2. Palestra – A percussão nos ritmos brasileiros e afrolatinos: Dia 22 de novembro (quarta-feira) das 18h30 às 20h30 na Escola de Música do Acre. Palestrante: João Gabriel, com foco na percussão popular aplicada em ritmos brasileiros e afrolatinos. Evento Gratuito com emissão de certificado online.
O projeto é financiado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Rio Branco, Edital de Artes. Para João Gabriel, idealizador do projeto o financiamento público de projetos culturais permite ofertar projetos não comerciais a toda comunidade, possibilitando a troca de conhecimentos.