Dados do Painel El Niño 2023-2024, divulgados na última terça-feira (28), revelam que a previsão para o Acre em dezembro, janeiro e fevereiro é de chuva acima da faixa normal.
A publicação do painel foi feita pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Os dados são atualizados mensalmente.
“Sobre o RS, parte de SC, sul de MG, pontos do AC e sobre RR, a previsão indica maior probabilidade de chuva acima da faixa normal”, revela o informe.
O painel apontou, ainda, para a ocorrência de temperaturas acimas da média da maior parte do país. As ondas de calor têm se tornado frequentes no Brasil nos últimos meses, com alguns pontos em que as máximas chegaram a mais de 43ºC e sensação térmica de até 10ºC a mais.
Na Região Norte, as vazões apresentaram curtos episódios de elevação nos rios tributários do rio Amazonas, ainda em situação de seca e com impactos sobre a navegação persistindo em pontos dos rios Purus, Juruá, Madeira, Solimões e Negro.
Segundo o monitor, nos meses de setembro e outubro as regiões Norte e Nordeste sofreram impacto do agravamento da seca. A condição atingiu praticamente todos os estados da nessas regiões.
O rio Negro atingiu seu nível mínimo histórico de 12,65 m (cota média diária) no Porto de Manaus em 26 e 27 de outubro, quase 1 metro abaixo do recorde anterior, de 13,63 m em 2010.