Pesquisadores da Ufac estudam 30 espécies de plantas que podem ser consumidas

As Plantas Alimentícias Não Convencionais são espécies vegetais com partes comestíveis, como folhas, flores e raízes

O Laboratório de Plantas Alimentícias Não Convencionais (LabPanc), da Universidade Federal do Acre (Ufac), conduz pesquisas sobre o potencial de vegetais com alto valor nutricional, mas que são pouco consumidos. Pelo menos 30 espécies comestíveis e 10 medicinais são estudadas pela comunidade acadêmica.

Planta Alimentícias Não Convencionais. Foto: Reprodução

O projeto é liderado pelas professoras de Engenharia Agronômica na Ufac, Almecina Balbino e Marilene Santos, é composto por 25 estudantes de graduação, quatro de mestrado e dois de doutorado e busca promover debates sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) com potencial de alimentação variada e sustentável, fortalecendo a segurança e a soberania alimentar na Região Amazônica.

Plantas Alimentícias Não Convencionais. Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Plantas Alimentícias Não Convencionais (conhecidas pelo acrônimo PANC) são plantas com potencial alimentício e desenvolvimento espontâneo, porém não são consumidas em larga escala ou são utilizadas apenas em determinada região. Um exemplo é a Vitória-régia, que é uma planta que contém um fruto alimentício, mas poucas pessoas sabem disso.

Plantas Alimentícias Não Convencionais. Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Na horta, também são cultivadas diferentes espécies para realizar experimentos e estudos dos alimentos de forma detalhada, a fim de compreender o cultivo, a fisiologia e os benefícios nutricionais delas.

PUBLICIDADE