ContilNet Notícias

Professor da Ufac é presidente de banca que avalia projetos a serem financiados pela Nasa

Por Francisco Almeida, ContilNet

Luis Gustavo de Almeida, professor do curso de Física da Universidade Federal do Acre (Ufac), nas modalidades presencial e à distância, chefiou a banca para avaliar projetos de pesquisa aptos a receber financiamento pelo Programa de Teoria Astrofísica da Nasa (ATP-23). O edital de avaliação promovido pela agência espacial americana teve várias bancas. O trabalho ocorreu de 30 de outubro a 3 de novembro.

Luis Gustavo de Almeida. Foto: Reprodução

NASA é a sigla em inglês para National Aeronautics and Space Administration (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço). Essa agência espacial estadunidense tem a função de pesquisar e desenvolver novas tecnologias, bem como cuidar da exploração do universo, buscando sempre entender como o cosmo foi criado.

Em 2018, Luis Gustavo participou como avaliador de uma das bancas do Programa de Análise de Dados Astrofísicos da Nasa (Adap-18), sendo que neste ano recebeu convite para participar como presidente de banca. Esses programas promovem editais periódicos de fomento à pesquisa em áreas de astronomia e astrofísica, avaliando projetos de interesse estratégico para a Nasa.

O professor Dr. Luis Gustavo de Almeida é Graduado em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, obteve mestrado e doutorado em Astrofísica Nuclear pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Iniciou suas pesquisas no estudo do escape de neutrinos em estrelas de nêutron e na formação de estrelas de quark. Hoje desenvolve pesquisas em relatividade deformada e energia escura. Leciona na Ufac desde 2009, tendo começado suas atividades no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul; em 2017, transferiu-se para o campus-sede, onde atua desde então, integrando o Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN).

_________

Matéria produzida sob supervisão do editor-chefe do site, Everton Damasceno.

Sair da versão mobile