RBD e o Brasil: relembre em nove fatos a conexão profunda da banda com nosso país

Banda fez um grande sucesso no país, gravou DVDs e clipes aqui, cantou no aniversário de Brasília e fez churrasco com Lula; confira

O fenômeno musical mexicano RBD, formado por Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Christian Chávez, Christopher von Uckermann e Alfonso Herrera, conquistou fãs em todo o mundo durante sua carreira explosiva no início dos anos 2000. No Brasil, a conexão entre o grupo e os fãs atingiu níveis épicos, criando momentos inesquecíveis. A banda fez o primeiro show da turnê de reencontro do Brasil na quinta-feira (9), e faz o segundo nesta sexta-feira (10), no Rio, antes das cinco apresentações em São Paulo na semana que vem. Relembre abaixo momentos memoráveis da relação da banda com os brasileiros:

DVD ‘Live in Rio’

O RBD realizou um show ao vivo no Brasil, em 8 de outubro de 2006 no Maracanã, como parte de sua turnê “Tour Generación RBD en Vivo”. O concerto, assistido por 45 mil pessoas, foi gravado e lançado em um DVD chamado “Live in Rio”. Na época, a passagem do grupo pelo país foi considerada a maior turnê de um artista internacional realizada no Brasil. O RBD se apresentou em 12 cidades em 13 shows.

Show do RBD no "Live in Rio" — Foto: Fábio Guimarães

Show do RBD no “Live in Rio” — Foto: Fábio Guimarães

Churrasco com Lula

Durante a passagem pelo Brasil da turnê “Celestial”, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva convidou o grupo para um encontro, em que eles participaram de um churrasco e jogaram futebol, em abril de 2007. O RBD também doou uma guitarra para ser leiloada pelo programa do governo Fome Zero. A doação gerou a foto em que Marisa Letícia e Lula, “tocando” a guitarra, que vira e mexe viraliza aqui no Brasil.

RBD e Lula — Foto: Ailton de Freitas

RBD e Lula — Foto: Ailton de Freitas

DVD ‘Live in Brasília’

Após o encontro com Lula em 2007, a banda foi convidada para se apresentar no 48º aniversário de Brasília em 21 de abril de 2008. Eles realizaram um show na Esplanada dos Ministérios às 14h para mais de 200 mil pessoas. A apresentação gerou o quinto DVD do RBD, o “Live in Brasília”, sendo o primeiro e único DVD da banda gravado durante o dia.

Show do RBD em Brasília, em que a banda gravou "Live in Brasília" — Foto: reprodução

Show do RBD em Brasília, em que a banda gravou “Live in Brasília” — Foto: reprodução

DVD ‘Tournée do Adeus’

A última turnê, intitulada “Turnê do Adeus”, chegou ao Brasil em novembro de 2008, passando por Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Alguns shows dessa turnê ocorreram sem a presença da integrante Maite Perroni, que estava gravando a telenovela mexicana “Cuidado con el ángel”. No entanto, a cantora esteve no show que aconteceu em 29 de novembro de 2008, na cidade de São Paulo, onde ocorreu a gravação do sétimo e último álbum ao vivo da banda, o “Tournée do Adeus”, que foi lançado quase um ano após a sua gravação.

Entre os mais vendidos no Brasil

A febre provocada pelo grupo no Brasil deixou marcas. Três DVDs do RBD entraram na lista dos 20 mais vendidos no Brasil em 2006, revelada pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD). O sexteto mexicano RBD ficou com o primeiro lugar na lista com o DVD “Live in Hollywood”. O DVD “Tour generation” e “Que hay detrás” ficaram em 3º e 4º lugar.

Clipe em São Paulo

O clipe da música “Ser o parecer”, que foi lançada em 2006 como parte do álbum “Celestial”, foi gravado em São Paulo. No clipe, o RBD aparece cantando e dançando em meio à agitação da cidade. As cenas mostram os integrantes do grupo passeando pelas ruas de São Paulo, interagindo com os fãs e se apresentando em um show.

Álbuns em português

Apesar do sucesso das músicas em espanhol, que fizeram muitos adolescentes entrarem em cursos para aprender a língua, o RBD também lançou versões em português dos seus sucessos. Foram divulgados na nossa língua os CDS “Rebelde”, “Nosso amor”, “Celestial” e “Hits em português”.

Passeata contra o fim do grupo

Em 15 de agosto de 2008, o RBD anunciou o fim do grupo, através de um comunicado publicado no site oficial da banda. Oito dias depois do anúncio, fãs de diversos países fizeram uma passeata contra o fim do grupo. No Brasil, o protesto rolou em diversas cidades. Os amantes da banda se vestiram de preto, vermelho e roupas características do grupo.

Fãs de RBD fazem passeata contra o fim do grupo — Foto: reprodução

Fãs de RBD fazem passeata contra o fim do grupo — Foto: reprodução

Entrevista para o Gugu e viagem para Guarujá

Em uma das passagens do RBD pelo Brasil, a banda fez uma matéria especial para o “Domingo Legal”, apresentado por Gugu. Eles foram levados para o Guarujá. Lá, Dulce Maria dançou funk, Anahí provou caipirinha, enquanto Alfonso Herrera gravava tudo. Anahí contou que estava encantada por Ronaldo Fenômeno: “Muy lindo”, afirmou ela. Os integrantes também dançaram samba.

PUBLICIDADE