A revista norte-americana Time, uma das mais importantes do mundo, divulgou nesta quinta-feira (16) a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo sobre as questões climáticas. Entre os escolhidos, aparece a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
A escolha ocorre dias depois da divulgação da nova taxa de desmatamento na Amazônia, que atingiu a menor marca desde 2019, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
VEJA MAIS: Governo Federal diz que desmatamento no Acre reduziu quase 30% em um ano
Marina é citada na lista como uma personalidade que “está trabalhando para construir resiliência climática e limitar o desmatamento”.
“O que estamos perdendo é o comprometimento ético para usar recursos tecnológicos, humanos e financeiros para aumentar as nossas chances de diminuir as consequências das mudanças climáticas”, disse Marina em entrevista à TIME.
Além de Marina, na lista também aparecem nomes como Bill Gates, Billie Eilish e a banda Coldplay.
A lista foi divulgada justamente a duas semanas antes da nova Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU, a COP-28, que começa no próximo dia 30 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Reconhecida mundialmente
Não é de hoje que a acreana é reconhecida internacionalmente como uma das maiores lideranças ambientais do mundo. Em 2008, o jornal The Guardian, da Inglaterra, nomeou Marina como uma das 50 pessoas que poderiam salvar o planeta.
“Em uma das grandes histórias políticas, ela passou de analfabeta aos 16 anos à mais jovem senadora do Brasil e agora é a mulher mais capaz de prevenir a total ruína da Amazônia”, disse o texto publicado na época pelo jornal britânico.