Com as fortes chuvas que vêm sendo registradas em Rio Branco, o Rio Acre voltou a oscilar na capital. No último final de semana, o rio marcou uma elevação de 59 centímetros e 17,6 mm de chuva entre às 6h de sábado e o mesmo horário no domingo.
Na segunda-feira (27), o Rio Acre registrou outro aumento, com a régua medindo 3,05 centímetros, segundo os dados da Defesa Civil do município, sendo um aumento de mais de 40 centímetros. Após alguns meses, o nível do Rio Acre ultrapassou os 3 metros de profundidade.
Já nesta terça-feira (28), o rio mediu 2,70 centímetros, registrando uma vazante de 35 centímetros nas últimas 24 horas.
Segundo a Defesa Civil Municipal, para todo o mês de novembro eram esperados 207,1 milímetros de chuva, no entanto, até este sábado choveu um acumulado de apenas 81,2 mm, o que corresponde a 39,2% do total previsto.
Seca severa
O Acre enfrenta um período de seca severa, que deve se estender até dezembro, segundo especialistas. A previsão é que o El Niño alcance seu pico de atividade no próximo mês. Além disso, o atraso das chuvas, o que fará com que a seca na região norte se prolongue ainda mais.
A previsão de retorno das chuvas frequentes no estado do Acre é apenas para o final do mês de dezembro. O fato se dá em virtude do fenômeno El Niño, que segundo especialistas, terá seu pico máximo de atividade durante o último mês do ano. Em virtude disso, a Defesa Civil Municipal de Rio Branco resolveu executar a Operação Estiagem até o dia 15 de dezembro.