Seis médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior foram selecionados pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal, para atuar no estado do Acre a partir desta segunda-feira (6).
Os profissionais iniciarão a partir de agora o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), etapa preparatória antes do início das atividades que acontece simultaneamente em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. O Mais Médicos contará com mais 3,4 mil profissionais em atuação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), distribuídos em 1.309 cidades em todas as regiões do Brasil.
Neste ano o Programa teve um recorde de inscrições de brasileiros formados no país, foram mais de 34 mil no primeiro edital. Com prioridade na seleção, as vagas não preenchidas por brasileiros são preenchidas por cidadãos formados no exterior e em seguida por médicos estrangeiros formados em outros países.
O curso se encerra em dezembro e então os novos profissionais poderão se juntar aos 21 mil médicos em atuação atualmente pelo programa. Ao final da capacitação em Salvador, 1.038 médicos serão designados para municípios das regiões Nordeste, Norte e do estado do Espírito Santo.
Já os 1.107 médicos que farão o curso em Belo Horizonte serão encaminhados para os estados do Centro-Oeste, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os outros 1.291 médicos que frequentarem o treinamento em São Paulo serão enviados para cidades da região Sul e do estado de São Paulo.