Todos os cemitérios públicos de Rio Branco estão sem vagas; prefeitura se posiciona

Informação foi confirmada pela Prefeitura da capital. Um novo cemitério deve ser construído. Ainda não há data para início das obras

No mês do Dia dos Finados, o ContilNet recebeu um relato de um internauta denunciando a falta de vagas em cemitérios públicos de Rio Branco, capital do Acre.

“Não tem mais vagas, se um de nós ou vocês quiserem ser enterrados, só no privado”, disse.

Cemitério São João Batista, o maior de Rio Branco. Foto: Juan Diaz/ContilNet

O secretário de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, confirmou a informação e declarou que o problema já é conhecido pela Prefeitura de Rio Branco desde muito tempo.

“Não existe mais lote para vendas. O que existe são pessoas que já utilizam o espaço”, disse.

Joabe esclareceu que existe um convênio firmado entre a Prefeitura e o cemitério particular de Rio Branco, o Morada da Paz, no bairro Calafate, para assegurar que pessoas que não tenha condições ou que esteja em situação de vulnerabilidade, possam ser sepultadas. “A Prefeitura através da Assistência Social faz o sepultamento”.

Joabe Lira, secretário de Cuidados com a Cidade. Foto: Juan Diaz/ContilNet

Atualmente a capital tem três cemitérios públicos: São João Batista, no bairro Dom Giocondo, Jardim da Saudade, no Tancredo Neves e São Francisco. Em relação à superlotação dos espaços, Joabe disse que há um projeto para a construção de um novo cemitério em Rio Branco. Embora ainda não haja uma data para o início das obras, o espaço deve desafogar o problema.

Limpeza e reforma

Segundo o secretário, além da limpeza dos túmulos, a equipe da Prefeitura de Rio Branco já vem trabalhando na reforma dos cemitérios desde o início da gestão.

“Fizemos mutirão, reforma em todos só cemitérios. Reforçamos a parte de iluminação pública dentro do cemitério”.

PUBLICIDADE