Unir é a única universidade do Norte em que restaurante universitário não funciona; estudantes protestam

Luta histórica pelo restaurante ocorre há mais de 10 anos

Nesta terça (28), os alunos da Universidade Federal de Rondônia inauguraram, de forma independente, o restaurante universitário, localizado no campus da instituição, em Porto Velho. O ato simbólico tem como objetivo cobrar uma data para inauguração oficial e definitiva do refeitório.

A instituição é a única da região norte sem um restaurante universitário que sirva refeições a preços populares em nenhum de seus 8 campi. O prédio do refeitório foi entregue em abril de 2022.

RU foi ocupado pelos estudantes/Foto: Reprodução

Desde que o novo prédio começou a ser construído, há mais de 10 anos, os estudantes da UNIR passaram por vários problemas em relação à garantia de uma alimentação segura e barata dentro do campus.

Segundo o presidente do Diretório Central dos Estudantes da UNIR, Alexandre de Melo, a iniciativa foi tomada após discussão de propostas de como pressionar a administração superior para entregar o restaurante, quando surgiu a ideia de inaugurá-lo com preços simbólicos.

“A recepção dos estudantes foi excelente. Mais de 300 estudantes passaram por aqui para almoçar a um preço simbólico de 1 real. Nós fizemos um painel para que eles deixassem um recado e foi sensacional”.

O prédio do RU segue ocupado desde 23 de outubro.

HISTÓRIA DO RESTAURANTE

Em 2011, um movimento realizado pelos estudantes ocupou o campus e o prédio da reitoria da instituição exigindo melhorias nas instalações da instituição. Houve a garantia da administração superior da construção do RU em 5 unidades: Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Porto Velho. Após 12 anos, só o prédio de Porto Velho está pronto, mas ainda não foi oficialmente inaugurado.

O local onde hoje funciona uma cantina esteve por muito tempo em condições insalubres e precisou ser fechado, deixando os estudantes se alimentando em condições inadequadas, em barracas em condições sanitárias longe do recomendável e instalações elétricas improvisadas que apresentavam risco a toda comunidade acadêmica.

Em nota, a Universidade Federal de Rondônia disse que o processo de implantação do Restaurante Universitário (RU) no campus de Porto Velho se encontra na terceira e última etapa prevista para seu funcionamento, que seria a conclusão do prédio, aquisição de equipamentos, e a contratação de empresa terceirizada para gestão do RU.

PUBLICIDADE