Final Fantasy XVI, Marvel’s Spider-Man 2, Starfield, Alan Wake 2, Forza Motorsport, Mortal Kombat 1, entre outros, são alguns dos jogos que mais se destacaram em 2023 quando o assunto é qualidade nos gráficos. São títulos que apresentam ultrarrealismo em suas cenas, com pessoas que parecem reais e cenas dignas de cinema – seja por conta da ação, pela direção de arte ou pela simulação de expressões faciais que cada um de seus personagens apresentam. Pensando nisso, o TechTudo separou 10 games lançados em 2023 que parecem até filme pelos gráficos de alta qualidade.
1. Final Fantasy XVI
Lançado no PS5, Final Fantasy XVI conta a história de Clive Rosfield, um filho bastardo de família real que é desgarrado e precisa retomar a terra de um governo tirano, acabando com o domínio sobre pessoas oprimidas. Apesar de ter criaturas mágicas gigantescas e muitos elementos de fantasia, Final Fantasy XVI representa bem seus seres humanos, com grande realismo nos cabelos e também nas roupas e armaduras.
Além disso, o título de RPG da Square Enix é caprichado nos cenários, vastos e imensos, com montanhas, planícies, lagos e um céu vibrante e diferente em cada um dos mapas. Final Fantasy XVI se destaca ainda nos efeitos de partículas, simulando fogo, gelo e outros ataques elementais dos Eikons, criaturas invocadas pelos protagonistas.
2. Alan Wake 2
Alan Wake 2 tanto é um dos jogos que parecem filme deste ano que utiliza personagens com aparências geradas a partir de atores e outras figuras presentes no elenco. Não é por um acaso que o jogo faz uso também de trailers e vídeos live-action ao longo da gameplay, com o ator Ilkka Villi representando o próprio Alan Wake, enquanto o criador da saga, Sam Lake, aparece como Alex Casey.
Além disso, há espaço para astros famosos, como David Harewood, de Supergirl, e Shawn Ashmore, que foi o Homem de Gelo nos filmes X-Men. Todos são muito bem traduzidos para a tela, digitalmente, em gráficos 3D, e também aparecem em gravações reais. Alan Wake 2 foi lançado no Xbox Series X, PS5 e PC e continua a história de mistério e investigação do primeiro, com elementos de terror psicológico e sobrenatural, em terceira pessoa.
3. Starfield
Starfield é um título exclusivo da Microsoft, que foi lançado no Xbox Series X, Xbox Series S e PC, em parceria com a Bethesda. Trata-se de um RPG de ação com bastante exploração e temática espacial. O jogador assume o papel de um personagem que pode viajar entre planetas, negociar contrabandos e lidar com piratas espaciais, além de outras possibilidades com este tema.
O destaque gráfico aqui fica por conta do design de cenários e de cada planeta, que é único e com bastante personalidade. O forte de jogos da Bethesda não costuma estar em design de personagens humanos, mas, neste game, eles também estão caprichados, ainda que sejam ofuscados por conta dos cenários e ambientes.
Assassin’s Creed Mirage é um título multiplataforma lançado no PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X/S, Xbox One e PC. O game da Ubisoft é mais uma aventura em terceira pessoa com elementos de RPG e exploração na franquia, retomando a jogablidade dos primeiros títulos. O protagonista é Basim Ibn Ishaq, que surgiu em Assassin’s Creed Valhalla, e aqui tem seu passado e origem explorados.
Apesar de não ter gráficos de destaque entre os personagens humanos, Mirage é mais um game que representa bem seus ambientes virtuais. A cidade de Bagdá é seu principal cenário e ela está replicada praticamente em sua totalidade, da época do século IX. Sem falar em animais, efeitos vistos nas lutas e também os elementos tecnológicos que complementam a trama – que une passado e futuro por meio do Animus.
5. Marvel’s Spider-Man 2
Marvel’s Spider-Man 2 é um dos exclusivos de peso do PS5 e chegou neste ano para continuar a história dos jogos anteriores, Spider-Man e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales. Aqui, Peter e Miles assumem o papel de serem os heróis de Nova York, enquanto lidam com novas ameaças, como o Homem-Areia, Kraven o Caçador e também Venom.
Além de trazer uma Nova York muito detalhada, nos mínimos detalhes entre prédios, ruas, veículos e pedestres, o título ainda tem boas representações visuais dos heróis e seus personagens – sem falar nos efeitos visuais dos golpes de veneno de Miles, cheios de raios, e da simulação física do simbionte de Venom, quando surge em cena. Um dos jogos mais bonitos e avançados do PS5 em 2023.
Quando foi lançado, no início dos anos 2000, Resident Evil 4 já era um jogo considerado bonito e com gráficos realistas, mesmo com as limitações da época. Sua versão remake chegou para PS5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC em 2023 e elevou, em muito, essa já conhecida qualidade. O título de horror e sobrevivência da Capcom se foca no retorno de Leon S. Kennedy como protagonista, agora como agente especial do governo dos EUA, com a missão de resgatar a filha do presidente de um vilarejo remoto. Os gráficos de Resident Evil 4 Remake impressionam pela qualidade de iluminação, além da violência crua que demonstra em cada cena com monstros ou até nas mortes de Leon, ao longo da jornada.
Outro jogo que se destaca em termos de visuais, sobretudo durante os combates, é o remake de Dead Space, da Electronic Arts. O primeiro game já ficou conhecido pelo seu tom cru e visceral para representar os monstros grotescos e as mortes do protagonista. O remake, assim como em Resident Evil 4, aumentou isso exponencialmente, especialmente pelos gráficos mais realistas da atual geração, em 2023. Dead Space (Remake) não é recomendado para quem tem estômago sensível, justamente devido aos sustos e aos gráficos de alto nível na hora de retratar toda a violência esperada de um jogo do tipo.
8. Mortal Kombat 1
Mortal Kombat 1 chegou em 2023 para o PS5, Xbox Series X/S, PC e Nintendo Switch. Com exceção da versão para Switch, que é graficamente mais básica, o jogo foi um dos destaques do ano por seu visual. Em Mortal Kombat 1 temos o lutador Liu Kang, agora um deus com super poderes, refazendo o mundo de acordo com sua imagem. Ao longo dessa história, várias lutas icônicas acontecem.
Aqui se faz desnecessário destacar a violência, marca registrada da série, mas as expressões faciais dos personagens merecem uma nota alta. Mortal Kombat já é uma saga conhecida por narrar sua história de forma cinematográfica e, elevando os gráficos a um novo nível, a experiência ficou ainda melhor.
9. Avatar: Frontiers of Pandora
É verdade que os filmes de Avatar, do diretor James Cameron, são responsáveis por alguns dos visuais mais impressionantes do cinema moderno. O jogo Avatar: Frontiers of Pandora, lançado no final de 2023, coloca o jogador dentro deste mundo, controlando um sobrevivente Na’Vi capaz de lidar com a ameaça humana que pode destruir sua raça. O game é em primeira pessoa e registra vários momentos deslumbrantes em Pandora.
Apesar de mostrar pouco do próprio personagem, os outros Na’Vi são fielmente representados, como nos filmes, e os cenários são de cair o queixo, sempre vivos, com muita variedade de elementos e todos em movimento. Avatar: Frontiers of Pandora foi lançado no PS5, Xbox Series X/S e PC, com promessa de utilizar todo o poder da geração atual para alcançar sua qualidade.
10. Forza Motorsport
Forza Motorsport é o jogo mais recente da franquia, lançado em outubro de 2023. O game foi lançado com o mesmo nome do título de corrida original, sem uma numeração seguida do título, sob a justificativa de se tratar de um recomeço para a série. Exclusivo da Microsoft, o jogo foi lançado no Xbox Series X/S e PC com a promessa de ser um dos simuladores de corrida mais realistas do mercado. Vale ressaltar que, para um game do gênero, a simulação vai além da física apurada: é necessário ter carros e pistas bem representados, algo que acontece com sucesso neste novo Forza. É o simulador mais bonito da atualidade.