10 jogos lançados em 2023 com gráficos tão bons que parecem até filme

Final Fantasy XVI, Alan Wake 2 e Starfield estão entre alguns dos jogos que se destacaram na qualidade gráfica ao longo de 2023

Final Fantasy XVIMarvel’s Spider-Man 2StarfieldAlan Wake 2Forza MotorsportMortal Kombat 1, entre outros, são alguns dos jogos que mais se destacaram em 2023 quando o assunto é qualidade nos gráficos. São títulos que apresentam ultrarrealismo em suas cenas, com pessoas que parecem reais e cenas dignas de cinema – seja por conta da ação, pela direção de arte ou pela simulação de expressões faciais que cada um de seus personagens apresentam. Pensando nisso, o TechTudo separou 10 games lançados em 2023 que parecem até filme pelos gráficos de alta qualidade.

Marvel's Spider Man 2 foi um dos jogos mais bonitos do ano — Foto: Divulgação/Sony

Marvel’s Spider Man 2 foi um dos jogos mais bonitos do ano — Foto: Divulgação/Sony

1. Final Fantasy XVI

Lançado no PS5, Final Fantasy XVI conta a história de Clive Rosfield, um filho bastardo de família real que é desgarrado e precisa retomar a terra de um governo tirano, acabando com o domínio sobre pessoas oprimidas. Apesar de ter criaturas mágicas gigantescas e muitos elementos de fantasia, Final Fantasy XVI representa bem seus seres humanos, com grande realismo nos cabelos e também nas roupas e armaduras.

Além disso, o título de RPG da Square Enix é caprichado nos cenários, vastos e imensos, com montanhas, planícies, lagos e um céu vibrante e diferente em cada um dos mapas. Final Fantasy XVI se destaca ainda nos efeitos de partículas, simulando fogo, gelo e outros ataques elementais dos Eikons, criaturas invocadas pelos protagonistas.

 Final Fantasy XVI conta a história de Clive em RPG de ação — Foto: Divulgação/Square Enix

Final Fantasy XVI conta a história de Clive em RPG de ação — Foto: Divulgação/Square Enix

2. Alan Wake 2

Alan Wake 2 tanto é um dos jogos que parecem filme deste ano que utiliza personagens com aparências geradas a partir de atores e outras figuras presentes no elenco. Não é por um acaso que o jogo faz uso também de trailers e vídeos live-action ao longo da gameplay, com o ator Ilkka Villi representando o próprio Alan Wake, enquanto o criador da saga, Sam Lake, aparece como Alex Casey.

Além disso, há espaço para astros famosos, como David Harewood, de Supergirl, e Shawn Ashmore, que foi o Homem de Gelo nos filmes X-Men. Todos são muito bem traduzidos para a tela, digitalmente, em gráficos 3D, e também aparecem em gravações reais. Alan Wake 2 foi lançado no Xbox Series X, PS5 e PC e continua a história de mistério e investigação do primeiro, com elementos de terror psicológico e sobrenatural, em terceira pessoa.

Alan Wake 2 traz mistérios baseando-se em atores — Foto: Divulgação/Remedy Entertainment

Alan Wake 2 traz mistérios baseando-se em atores — Foto: Divulgação/Remedy Entertainment

3. Starfield

Starfield é um título exclusivo da Microsoft, que foi lançado no Xbox Series X, Xbox Series S e PC, em parceria com a Bethesda. Trata-se de um RPG de ação com bastante exploração e temática espacial. O jogador assume o papel de um personagem que pode viajar entre planetas, negociar contrabandos e lidar com piratas espaciais, além de outras possibilidades com este tema.

O destaque gráfico aqui fica por conta do design de cenários e de cada planeta, que é único e com bastante personalidade. O forte de jogos da Bethesda não costuma estar em design de personagens humanos, mas, neste game, eles também estão caprichados, ainda que sejam ofuscados por conta dos cenários e ambientes.

Starfield se destaca principalmente pelos cenários — Foto: Divulgação/Bethesda

Starfield se destaca principalmente pelos cenários — Foto: Divulgação/Bethesda

Assassin’s Creed Mirage é um título multiplataforma lançado no PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X/S, Xbox One e PC. O game da Ubisoft é mais uma aventura em terceira pessoa com elementos de RPG e exploração na franquia, retomando a jogablidade dos primeiros títulos. O protagonista é Basim Ibn Ishaq, que surgiu em Assassin’s Creed Valhalla, e aqui tem seu passado e origem explorados.

Apesar de não ter gráficos de destaque entre os personagens humanos, Mirage é mais um game que representa bem seus ambientes virtuais. A cidade de Bagdá é seu principal cenário e ela está replicada praticamente em sua totalidade, da época do século IX. Sem falar em animais, efeitos vistos nas lutas e também os elementos tecnológicos que complementam a trama – que une passado e futuro por meio do Animus.

Assassin's Creed Mirage resgata fórmula clássica da série e se passa em Bagdá, no Iraque — Foto: Divulgação/Ubisoft

Assassin’s Creed Mirage resgata fórmula clássica da série e se passa em Bagdá, no Iraque — Foto: Divulgação/Ubisoft

5. Marvel’s Spider-Man 2

Marvel’s Spider-Man 2 é um dos exclusivos de peso do PS5 e chegou neste ano para continuar a história dos jogos anteriores, Spider-Man e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales. Aqui, Peter e Miles assumem o papel de serem os heróis de Nova York, enquanto lidam com novas ameaças, como o Homem-Areia, Kraven o Caçador e também Venom.

Além de trazer uma Nova York muito detalhada, nos mínimos detalhes entre prédios, ruas, veículos e pedestres, o título ainda tem boas representações visuais dos heróis e seus personagens – sem falar nos efeitos visuais dos golpes de veneno de Miles, cheios de raios, e da simulação física do simbionte de Venom, quando surge em cena. Um dos jogos mais bonitos e avançados do PS5 em 2023.

Marvel's Spider Man 2 tem realismo e beleza — Foto: Divulgação/Sony

Marvel’s Spider Man 2 tem realismo e beleza — Foto: Divulgação/Sony

Quando foi lançado, no início dos anos 2000, Resident Evil 4 já era um jogo considerado bonito e com gráficos realistas, mesmo com as limitações da época. Sua versão remake chegou para PS5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC em 2023 e elevou, em muito, essa já conhecida qualidade. O título de horror e sobrevivência da Capcom se foca no retorno de Leon S. Kennedy como protagonista, agora como agente especial do governo dos EUA, com a missão de resgatar a filha do presidente de um vilarejo remoto. Os gráficos de Resident Evil 4 Remake impressionam pela qualidade de iluminação, além da violência crua que demonstra em cada cena com monstros ou até nas mortes de Leon, ao longo da jornada.

Resident Evil 4 é ainda mais bonito que o original — Foto: Divulgação/Capcom

Resident Evil 4 é ainda mais bonito que o original — Foto: Divulgação/Capcom

Outro jogo que se destaca em termos de visuais, sobretudo durante os combates, é o remake de Dead Space, da Electronic Arts. O primeiro game já ficou conhecido pelo seu tom cru e visceral para representar os monstros grotescos e as mortes do protagonista. O remake, assim como em Resident Evil 4, aumentou isso exponencialmente, especialmente pelos gráficos mais realistas da atual geração, em 2023. Dead Space (Remake) não é recomendado para quem tem estômago sensível, justamente devido aos sustos e aos gráficos de alto nível na hora de retratar toda a violência esperada de um jogo do tipo.

Dead Space Remake aposta na representação da violência nos combates — Foto: Divulgação/EA

Dead Space Remake aposta na representação da violência nos combates — Foto: Divulgação/EA

8. Mortal Kombat 1

Mortal Kombat 1 chegou em 2023 para o PS5, Xbox Series X/S, PC e Nintendo Switch. Com exceção da versão para Switch, que é graficamente mais básica, o jogo foi um dos destaques do ano por seu visual. Em Mortal Kombat 1 temos o lutador Liu Kang, agora um deus com super poderes, refazendo o mundo de acordo com sua imagem. Ao longo dessa história, várias lutas icônicas acontecem.

Aqui se faz desnecessário destacar a violência, marca registrada da série, mas as expressões faciais dos personagens merecem uma nota alta. Mortal Kombat já é uma saga conhecida por narrar sua história de forma cinematográfica e, elevando os gráficos a um novo nível, a experiência ficou ainda melhor.

Mortal Kombat 1 ganhou muita melhoria gráfica — Foto: Divulgação/Warner

Mortal Kombat 1 ganhou muita melhoria gráfica — Foto: Divulgação/Warner

9. Avatar: Frontiers of Pandora

É verdade que os filmes de Avatar, do diretor James Cameron, são responsáveis por alguns dos visuais mais impressionantes do cinema moderno. O jogo Avatar: Frontiers of Pandora, lançado no final de 2023, coloca o jogador dentro deste mundo, controlando um sobrevivente Na’Vi capaz de lidar com a ameaça humana que pode destruir sua raça. O game é em primeira pessoa e registra vários momentos deslumbrantes em Pandora.

Apesar de mostrar pouco do próprio personagem, os outros Na’Vi são fielmente representados, como nos filmes, e os cenários são de cair o queixo, sempre vivos, com muita variedade de elementos e todos em movimento. Avatar: Frontiers of Pandora foi lançado no PS5, Xbox Series X/S e PC, com promessa de utilizar todo o poder da geração atual para alcançar sua qualidade.

Avatar: Frontiers of Pandora mostra uma Pandora exuberante — Foto: Divulgação/Ubisoft

Avatar: Frontiers of Pandora mostra uma Pandora exuberante — Foto: Divulgação/Ubisoft

10. Forza Motorsport

Forza Motorsport é o jogo mais recente da franquia, lançado em outubro de 2023. O game foi lançado com o mesmo nome do título de corrida original, sem uma numeração seguida do título, sob a justificativa de se tratar de um recomeço para a série. Exclusivo da Microsoft, o jogo foi lançado no Xbox Series X/S e PC com a promessa de ser um dos simuladores de corrida mais realistas do mercado. Vale ressaltar que, para um game do gênero, a simulação vai além da física apurada: é necessário ter carros e pistas bem representados, algo que acontece com sucesso neste novo Forza. É o simulador mais bonito da atualidade.

Forza Motorsport chegou ao Xbox Series X/S com corridas incrivelmente realistas e competitivas — Foto: Reprodução/Microsoft Store

Forza Motorsport chegou ao Xbox Series X/S com corridas incrivelmente realistas e competitivas — Foto: Reprodução/Microsoft Store

PUBLICIDADE