ContilNet Notícias

10 melhores jogos para PS4 e Xbox One em 2023, segundo o Metacritic

Por Tech Tudo

Coletânea Final Fantasy Pixel Remaster foi o game com melhor avaliação entre os títulos do PlayStation 4 e Xbox One em 2023 — Foto: Reprodução/Steam

Final Fantasy Pixel Remaster, Theatrhythm Final Bar Line e Persona 4 The Golden são alguns dos melhores jogos de 2023 no PlayStation 4 (PS4) e Xbox One, segundo o site Metacritic. A plataforma reúne todas as notas dadas para jogos e cria uma média ponderada, chamada de “Metascore”, além de oferecer um ranking com os títulos de melhor avaliação.

Em cada título listamos ambas as plataformas nas quais estão disponíveis, e marcamos com um asterisco a que teve a melhor pontuação (ambas em caso de empate). Confira, a seguir, os 10 melhores jogos lançados para PS4 e Xbox One em 2023 segundo o Metacritic.

Coletânea Final Fantasy Pixel Remaster foi o game com melhor avaliação entre os títulos do PlayStation 4 e Xbox One em 2023 — Foto: Reprodução/Steam

Coletânea Final Fantasy Pixel Remaster foi o game com melhor avaliação entre os títulos do PlayStation 4 e Xbox One em 2023 — Foto: Reprodução/Steam

Um detalhe importante é que as notas no Metacritic costumam oscilar entre diferentes consoles, mesmo quando não há grandes diferenças nas versões do game. Isso pode acontecer por um jogo ter mais análises em uma plataforma do que na outra, além de ser analisado por sites diferentes que tiveram opiniões distintas.

Jogadores poderão sentir ainda algumas grandes ausências na lista de melhores games, como Resident Evil 4 Remake em sua versão do PlayStation 4 (PS4). Isso porque um game precisa ter pelo menos sete análises publicadas por sites profissionais para um game receber um Metascore. Devido ao PS4 e Xbox One já serem consoles de uma geração passada, a maioria dos veículos dá preferência a analisar versões para plataformas mais recentes. Por exemplo, Resident Evil 4 Remake tem mais de 130 análises no PlayStation 5 (PS5), e apenas 1 no PS4.

10. Red Dead Redemption (PS4) [77]

Red Dead Redemption foi relançado pela Rockstar Games este ano para o PlayStation 4 (PS4) e Nintendo Switch. No entanto, um ponto curioso é que o lançamento não se trata de uma remasterização, já que o game não foi melhorado. Em outras palavras, essa versão é a mesma de antes, mas adaptada para o PS4 e com sua DLC inclusa, Undead Nightmare.

O jogo se passa após os eventos de Red Dead Redemption 2, que é uma prequel, e segue a história de John Marston, um ex-fora de lei que é chantageado pelo governo para caçar os membros de seu antigo bando, a gangue Van der Linde. A aventura o levará por um grande mundo aberto selvagem do jeito que a produtora de GTA 5 é conhecida por fazer, repleto de cidades para visitar, missões para completar e bandidos para caçar. Apesar de este relançamento não ter saído no Xbox Series XXbox Series S e Xbox One, o clássico do Xbox 360 ainda é compatível com estes consoles através de retrocompatibilidade.

Red Dead Redemption foi relançado no PlayStation 4 e Nintendo Switch, porém sem ser remasterizado — Foto: Reprodução/Nintendo Game Store

9. Chants of Sennaar (PS4, XB*) [78]

Chants of Sennaar, da produtora Rundisc, é um game de aventura focado em linguagem, no qual o objetivo é decifrar os idiomas falados por diferentes povos para restaurar a comunicação entre eles. A história é inspirada no clássico mito da Torre de Babel, uma torre tão grande que os habitantes de diferente seções desenvolveram seus próprios dialetos e não compreendiam mais uns aos outros.

Ao seguir os passos de um viajante solitário que teve sua chegada prenunciada pelas lendas, será preciso prestar atenção na forma de falar e na cultura de cada povo para compreender o que eles estão falando. Jogadores terão que usar seu poder de dedução para descobrir o que caracteres e expressões significam. Ocasionalmente, é preciso também resolver quebra-cabeças e até escapar de guardiões que querem impedi-lo usando elementos de furtividade.

Em Chants of Sennaar jogadores precisam compreender os idiomas falados por vários povos estudando suas culturas e reestabelecendo os laços entre eles — Foto: Reprodução/Steam

8. Ray’z Arcade Chronology (PS4) [78]

Ray’z Arcade Chronology é uma coletânea da produtora Taito Corporation, no qual jogadores nostálgicos dos anos 90 poderão lembrar da trilogia “Ray”, famosa pelos seus games de nave na época dos fliperamas. Composta por versões de RayForce, RayStorm e RayCrisis, a coleção permite experimentar tanto os jogos clássicos sem alteração, quanto versões remasterizadas em alta definição que deixam o visual mais moderno.

A série “Ray” traz o clássico estilo “shoot’em up” na vertical, em que hordas de inimigos surgem na tela e o jogador os elimina antes que fique sobrecarregado. A gameplay da franquia é também conhecida por seus mísseis teleguiados, que podem atingir inimigos em diferentes planos de distância. RayForce é um jogo completamente 2D, enquanto RayStorm e RayCrisis são em 3D e contam com versões remasterizadas em alta resolução na coleção.

Ray’z Arcade Chronology traz os clássicos jogos de nave RayForce, RayStorm e RayCrisis remasterizados dos fliperamas — Foto: Reprodução/Steam

7. Nuclear Blaze (PS4, XB*) [79]

Nuclear Blaze é um game do estúdio Deepnight Games, sendo desenvolvido por um dos criadores de Dead Cells. O jogo traz um desafio imenso para um bombeiro, que terá que apagar um incêndio de proporções monumentais. Usuários terão que lutar contra as chamas em várias áreas, enquanto investigam a misteriosa origem desse fogo e procuram por sobreviventes para resgatá-los com vida.

Os visuais do game têm um estilo 2D retrô simples, pelo qual jogadores podem explorar e usar várias formas de apagar o fogo para progredir. Nuclear Blaze tem um gameplay tradicional de exploração e desafios – sem elementos rogue, apenas progressão natural. Também está disponível um modo “infantil” que é voltado para crianças a partir de três anos, no qual o herói é imortal e as fases são mais fáceis.

Nuclear Blaze é um jogo de aventura do criador de Dead Cells sobre um bombeiro enfrentando um imenso incêndio — Foto: Reprodução/Steam

6. Persona 3 Portable (PS4*, XB) [80]

Persona 3 Portable foi uma versão simplificada para PSP do game da Atlus lançado originalmente no PlayStation 2 em 2006, mas que chegou também ao PS4 e Xbox One esse ano, assim como no Xbox Game Pass. Os games da série são independentes uns dos outros, nos quais os jogadores sempre interpretam um estudante que acaba de chegar na cidade e começa a frequentar a escola como em um game simulador de vida.

Porém, os problemas começam quando o protagonista desperta um poder sobrenatural chamado Persona, o qual garante acesso a uma “hora” extra no dia. Durante esse período, o mundo fica habitado por criaturas terríveis chamadas de Sombras. Além disso, uma misteriosa torre, o Tártaro, surge no meio da cidade. Ao lado de outros usuários de Persona, os jogadores terão que explorar esta estrutura de andares aleatórios enquanto enfrentam inimigos em batalhas de turnos e ainda tentam manter sua vida normal. Em 2024, o game também receberá uma versão chamada Persona 3 Reload para PlayStation 5 (PS5), PS4, Xbox Series X/S e PC.

Persona 3 Portable trouxe a popular série de RPG junto com Persona 4 Golden para os consoles — Foto: Reprodução/Microsoft Store

5. The Legend of Heroes: Trails to Azure (PS4) [81]

The Legend of Heroes: Trails to Azure foi originalmente lançado para o PSP em 2011 apenas no Japão, mas chegou para o PS4 com visuais atualizados. O game segue o protagonista Lloyd Bannings que lidera a força policial Seção de Apoio Especial (Special Support Section). A história é repleta de intriga política, ocorrendo poucos meses após os membros do grupo terem salvado a cidade de Crossbell, que se declarou um estado independente para escapar das pressões de forças externas, como o Império Erebonian e a República de Calvard. Agora, o grupo precisa lidar com revolucionários como A Constelação Vermelha e outros inimigos.

A gameplay envolve explorar grandes cidades, dungeons e enfrentar inimigos em batalhas de turno com uma pitada de estratégia, nas quais o posicionamento dos personagens fará grande diferença no combate. A história segue sua conclusão em The Legend of Heroes: Trails into Reverie que se conecta com a saga Trails of Cold Steel.

The Legend of Heroes: Trails to Azure é a sequência direta de Trails from Zero e continua a história da série de RPG — Foto: Reprodução/Steam

4. Ghost Trick: Phantom Detective (PS4*, XB*) [84]

Ghost Trick: Phantom Detective é um charmoso game de aventura desenvolvido por Shu Takami, da Capcom, mais conhecido por seu trabalho na série Phoenix Wright: Ace Attorney. O jogo coloca os usuários para resolver um grande mistério no papel de Sissel, um fantasma de detetive que foi assassinado e perdeu suas memórias. Agora, o protagonista precisa descobrir quem o matou e o porquê, antes que seu espírito parta de vez do mundo dos vivos.

A jogabilidade do game mescla exploração com quebra-cabeças, nos quais o usuário precisa possuir objetos como lâmpadas, bicicletas e guindastes para utilizar suas habilidades e mudar o rumo de eventos que levem sua investigação adiante. Ghost Trick foi originalmente lançado em 2010 no Nintendo DS, e nesta versão teve seus gráficos remasterizados para os consoles além de receber uma trilha sonora melhorada.

Em Ghost Trick: Phantom Detective, usuários podem possuir objetos para tentar mudar o rumo de eventos e descobrir quem matou o detetive Sissel — Foto: Reprodução/Nintendo of America

3. Persona 4 The Golden (PS4*, XB) [85]

Persona 4 The Golden segue a história de um novo protagonista que se muda para uma cidade do interior em meio ao ano letivo. O personagem escuta rumores sobre um canal de TV que surge à meia-noite e é capaz de realizar desejos. Porém, ao checar os boatos, ele acaba em um mundo alternativo dentro da televisão, onde as pessoas que aparecem nas imagens acabam mortas alguns dias depois.

Após despertar sua Persona, ele explora este mundo junto com outros amigos que também obtiveram poderes para tentar salvar as vítimas antes que seja tarde demais. A jogabilidade é dividida entre um simulador de vida, frequentando a escola e formando laços de amizade, além de trechos de exploração e batalhas em turnos contra os monstros Sombras dentro da TV.

Em Persona 4 Golden um grupo de jovens entra em um mundo paralelo na televisão e tentam impedir um assassino que está usando o mesmo poder — Foto: Reprodução/Microsoft Store

2. Theatrhythm Final Fantasy (PS4) [87]

Theatrhythm Final Fantasy conta com um acervo impressionante de mais de 385 músicas incluindo os principais capítulos de Final Fantasy 1 a Final Fantasy XV (e até Final Fantasy XVINier e Octopath Traveller por DLC) e também remakes, spin-offs e CDs oficiais de trilha sonora. O game da Square Enix foi lançada originalmente em 2012 para Nintendo 3DS, mas chegou este ano para sua edição definitiva no PlayStation 4 (PS4).

A jogabilidade envolve escolher um grupo com quatro de seus personagens favoritos da série Final Fantasy, e levá-los por “batalhas” que recontam os momentos principais dos games com uma jogabilidade rítmica na qual é preciso apertar botões e mover analógicos de acordo com sinais na tela.

Em Theatrhythm Final Bar Line jogadores poderão revisitar alguns de seus momentos favoritos da série através de uma jogabilidade rítmica com elementos de RPG — Foto: Divulgação/Square Enix

1. Final Fantasy Pixel Remaster: FF35th Anniversary Edition (PS4) [87]

Final Fantasy Pixel Remaster junta os seis primeiros capítulos da franquia da Square Enix em uma coleção no PS4. Os jogos foram lançados desde os anos 80 no Nintendo 8 Bits (NES) até os anos 90 no Super Nintendo, porém agora contam com suporte ao português do Brasil. Além disso, os gráficos em 2D foram refeitos e melhorados para alta resolução pelo artista oficial da série Kazuko Shibuya, assim como a trilha sonora foi remasterizada pelo lendário compositor da franquia, Nobuo Uematsu.

A jogabilidade também recebeu pequenas melhorias, com uma interface refeita. Em Final Fantasy 6, os jogadores ainda receberam um bônus com uma cena especial na apresentação de ópera no game, a qual foi refeita no estilo HD-2D de Octopath Traveller com vozes de cantores reais. Infelizmente, os jogos não têm os bônus de outras versões, como os extras do Game Boy Advance ou do PlayStation One. Em conteúdo, elas são as mesmas versões originais da época.

Final Fantasy Pixel Remaster: FF35th Anniversary Edition traz os clássicos games da saga em versões melhoradas e em português — Foto: Reprodução/Steam

A edição de colecionador FF35th Anniversary Edition foi vendida apenas fisicamente no site da Square Enix. Essa versão contém, além dos seis jogos, um disco de vinil com a trilha sonora, um livro de artes, uma luva lenticular, que dá a impressão de animação na capa de acordo com o ângulo, e oito figuras estilizadas dos personagens. Ainda assim, a coleção padrão pode ser adquirida na PlayStation Store como “Final Fantasy I-VI Bundle”. Além disso, os capítulos podem ser comprados separadamente na plataforma.

Sair da versão mobile