Ao longo do ano de 2023, Alysson Bestene, secretário de Governo do estado do Acre, desempenhou um papel que pode-se classificar como importante na gestão estadual. Na Segov, atuou como peça-chave na articulação política para assegurar não só a governabilidade, como também deu o suporte necessário para o funcionamento de pastas estratégicas, como Infraestrutura, Saúde e Educação. Em uma entrevista exclusiva ao ContilNet, Alysson, amigo pessoal e uma espécie de braço direito do governador Gladson Cameli (Progressistas), compartilhou suas perspectivas sobre seu trabalho à frente da Secretaria de Governo, além de falar também sua pré-candidatura a prefeito de Rio Branco em 2024.
A Secretaria de Governo, embora não receba a mesma atenção que as pastas mais “vistosas”, desempenha um papel importante dentro do Executivo ao garantir apoio para o funcionamento das diversas outras secretarias. Alysson destaca que, apesar dos desafios, houve avanço em vários setores e conquistas significativas para o estado.
“Talvez a SEGOV não tenha tanta visibilidade, mas é o trabalho dela que garante que pastas como Infraestrutura, Saúde e Educação tenham o apoio político e financeiro e estrutural para que as coisas aconteçam. Esse ano tivemos grandes desafios e muitas vitórias. Apesar de um ou outro evento isolado, no geral a relação de equilíbrio, colaboração e respeito com a Assembleia nos permitiram avançar em vários setores. Vamos fechar o ano com a menor taxa de desemprego em mais de uma década. As ações que estão revolucionando a Educação continuam. Os mutirões de Saúde têm atendido a população em todo o estado. Obras como a da ponte do 2º distrito em Sena, inaugurada recentemente, geram emprego e transformam a vida das pessoas. Pagamos em dia e teremos mais concursos para o próximo ano. Tudo isso tem a contribuição da Secretaria de Governo”, disse Bestene.
Alysson, além de suas responsabilidades como secretário de Governo, viu seu capital político crescer, sobretudo após a aprovação do seu nome como pré-candidato a prefeito de Rio Branco pelo Progressistas, partido do governador Gladson Cameli.
“Nada acontece por uma coisa só, de modo isolado. É claro que o meu trabalho a frente da Segov serviu como vitrine, mas também contribuiu o fato de que estou no Progressistas desde sempre, colaborando com o crescimento do partido. Também tenho a experiência de quem esteve ao lado do governador como Secretário de Saúde no período mais delicado do nosso estado, no enfrentamento ao Covid. Também fui o coordenador da ExpoAcre desse ano e conseguimos fazer uma ótima feira. Tenho o apoio da nossa bancada estadual e federal, da vice e do governador. Tudo isso contribuiu no processo de escolha”, afirmou o secretário de Governo.
Quanto aos planos para o próximo ano, Alysson conta: “O meu planejamento pessoal é continuar contribuindo com o governo para os avanços que estamos conquistando. Aprendi com o governador que a eleição terá o seu período em que poderemos mostrar nossas ideias para a cidade. Mas enquanto estamos no período de pré-campanha, nossa prioridade continua sendo trabalhar para cuidar das pessoas. Claro, conversando com todos, sem subestimar ninguém, mas estamos focados no trabalho”.
Instigado a pensar sobre o futuro, caso seja eleito prefeito da capital, Bestene acredita que só a união de forças entre governo e prefeitura pode fazer Rio Branco avançar.
“Primeiro [ato] uma forte ação conjunta que garanta a união de forças entre governo e prefeitura. Acredito que ninguém faz nada sozinho. Mas também, uma visão moderna para a cidade com novas ideias. Rio Branco é uma capital de estado e precisa olhar para a frente”, concluiu.
Com uma trajetória que inclui sua atuação como cirurgião dentista, ex-vereador, Secretário de Saúde no momento mais delicada da história do Acre e agora como Secretário de Governo, Alysson Bestene quer dar um passo a mais na política acreana. Sua pré-candidatura a prefeito sinaliza isso, o primeiro passo foi dado, falta combinar com a população que ele é o melhor nome no difícil pleito do ano que vem.