Acre avança em inovação, mas ainda é um dos menos destacados do Brasil, diz pesquisa

O estado de São Paulo lidera, por mais um ano, o ranking de estados mais inovadores do Brasil

O ranking de estados mais inovadores do Brasil, com dados do Índice FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará) de inovação dos estados, foi divulgado na última quinta-feira (30) e mostra que o Acre está entre os estados que mais avançaram, junto com Rio Grande do Norte, que subiram duas posições. O Acre passou a ocupar a 24ª colocação.

O estado de São Paulo lidera, por mais um ano, o ranking de estados mais inovadores do Brasil. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, em segundo e terceiro, respectivamente, completam o pódio. 

Bandeira do Acre

Bandeira acreana/Foto: Ramom Aquim

Nas últimas posições estão Amapá, em 27ª, Roraima, em 26ª e Alagoas, em 25ª. Entre os estados que mais caíram estão a Bahia e Roraima, que caíram três posições, seguidos por Espírito Santo e Mato Grosso com perda de duas posições cada. 

Ao fazer uma comparação com os últimos cinco anos do ranking, o Acre está entre os estados que avançaram, subindo uma posição, junto com Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins. 

Como é feito o Índice?

O índice é calculado com base em 12 indicadores separados por “capacidades”, nome que os pesquisadores deram ao potencial de inovação do estado, e “resultados”, o quanto a unidade da federação é realmente inovadora.

Neste ano, o Brasil ganhou cinco posições e voltou a figurar entre as 50 economias mais inovadoras do mundo após 12 anos, segundo dados do Índice Global de Inovação (IGI). O país ocupa a 49ª posição entre 132 países.

PUBLICIDADE