Quatro alunos de Rio Branco, do 2º ano da escola pública Presbiteriana João Calvino, são semifinalistas da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). Os estudantes do ensino médio criaram um climatizador sustentável para pequenos ambientes.
Com uma caixa de isopor para manter a temperatura, um joelho de PVC, um cooler de computador de 12 volts, uma bateria de 9 volts e alguns fios elétricos, utilizando água gelada e gelo como combustível, o climatizador foi construído para o refeitório da escola, como aponta Paulo Cezar Augusto, um dos orientadores da equipe.
João Calvino é a única do Acre a estar na semifinal da Febrace, a lista dos finalistas sai em janeiro. O climatizador sustentável dos alunos foi projetado ao longo de um ano de trabalho. O projeto é assinado pelos alunos Heloísa Gabrielly Braga de Lima, Melissa Evenly da Costa Torres, João Pedro Sena Vidal e Geovanna Araújo Chaves.
A Escola João Calvino se destaca no estado por seus projetos que incorporam questões relevantes da sociedade na rotina dos alunos, iniciando um processo de pesquisa para resolver questões importantes.
_______
Matéria produzida sob supervisão do editor-chefe do site, Everton Damasceno.