ContilNet Notícias

Balseiros se acumulam nos pilares da ponte metálica; Rio Acre pode alcançar cota de atenção nesta sexta

Por Suene Almeida, ContilNet

Com chegada do período de chuvas intensas, o Rio Acre tem apresentado uma rápida elevação na capital acreana. Em 24h, o afluente subiu 1,64 metros em 24h, marcando 8,24m na medição desta quinta-feira (21). O vídeo de um internauta que circula na web mostra a grande quantidade de balseiros que já começam a se acumular nos pilares da ponte Juscelino Kubitschek, no Centro de Rio Branco.

Os balseiros se acumulam na ponte metálica em Rio Branco/ Foto: Clickac/Jarilene

No fundo do vídeo, reproduzido pela página Clickac, o narrador faz um alerta acerca da repentina elevação do rio nos últimos dias. “O rio como está ficando. O balseiro já vem descendo e chuvas e mais chuvas. Temos que ficar espertos porque rapidinho enche esse rio”, disse.

[fvplayer id=”1275″]

Em conversa com a reportagem do ContilNet, o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, revelou que o órgão segue em alerta com a subida de nível do afluente e que os balseiros são sinal de que as águas continuarão subindo.

LEIA MAIS: Capital volta a registrar chuvas e Rio Acre sobe quase dois metros em 24 horas; veja medição

“Nas últimas 48 horas o rio subiu 2,24. Todos esses balseiros são sinal de que mais água ainda vai chegar. Para a gente chegar na cota de atenção, que é de 10 metros, estamos a 1,74m”, aponta.

Com a elevação rápida do rio, a previsão é que já nas próximas 24h o afluente possa alcançar a cota de atenção, diz o coordenador. Cláudio Falcão informou, ainda, que a Defesa Civil já está em alerta.

“Isso significa que todos temos que ficar mobilizados para fazer um monitoramento mais intenso, começar a preparar abrigos, monitorar as famílias, tudo isso tem que ser feito, por isso iniciamos o alerta”, explica.

Sair da versão mobile