É possível verificar as fases da Lua em dezembro de 2023 em sites gratuitos que mostram o calendário lunar. Nas plataformas, o usuário pode descobrir o horário e dia das mudanças de fase do astro, além de consultar a fase em que ele vai estar em cada dia do mês. Algumas opções ainda informam mais detalhes sobre o satélite, como a visibilidade diária e sua distância em relação à Terra. Na lista abaixo, conheça cinco sites para verificar as fases da Lua no último mês de 2023 e descubra suas funções e diferenciais.
1. Calendário 365
No site Calendário 365 (calendario-365.com.br/lua/fases-da-lua.html), os internautas podem checar as fases lunares de dezembro facilmente. Para isso, basta rolar a tela para baixo até encontrar as informações sobre o décimo segundo mês do ano. Ao chegar em dezembro, será possível conferir a data e o horário das fases da Lua, além de saber qual será a distância do satélite à Terra naquela ocasião.
Vale ressaltar que, para facilitar a busca, a semana atual fica destacada em vermelho na tabela. O site ainda conta com outros recursos, como o “Calendário Lunar 2023” — que exibe um calendário mensal ilustrado com todas as fases da Lua no ano — e a página “Fase atual da Lua” — que informa a visibilidade, a fase, a idade e a distância atuais do astro.
2. Calendarr
O site Calendarr (calendarr.com/brasil/calendario-lunar-2023/) também mostra as fases da Lua de dezembro de 2023. Na página Calendário Lunar 2023, uma ilustração da Lua é exibida para cada dia do ano em calendários mensais. Para conferir as informações referentes ao mês de dezembro, basta rolar a tela até o calendário do último mês de 2023. Nos dias de mudança de fase lunar, além da ilustração, a plataforma também informa o nome da fase que está começando.
No final da tela, os usuários que quiserem ler mais detalhes e curiosidades sobre as fases lunares encontram conteúdos específicos de cada uma delas. Além disso, o Calendarr também mostra dados sobre a Lua do dia. Para ter acesso ao conteúdo, basta clicar na aba “Fases da Lua” e, em seguida, na página “Lua de Hoje” (calendarr.com/brasil/lua-hoje/).
3. Instituto Nacional de Meteorologia
Mais uma alternativa para ver as fases lunares é o site do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Na página Fases da Lua 2023 (portal.inmet.gov.br/paginas/luas), o portal do governo exibe um calendário lunar simples e direto, com as quatro fases da lua e os horários e datas de mudança durante o ano. A tabela tem quatro colunas e cada uma delas representa uma fase lunar. Assim, para checar o calendário lunar de dezembro, o usuário deve procurar pela data mais próxima do início deste mês.
O primeiro intervalo de dezembro de 2023 começa no dia 5 e está localizado na quarta coluna, que indica Lua Minguante. Essa fase vai durar até o dia 12 de dezembro, quando será iniciada a fase da Lua Nova. Diferente das outras plataformas, no entanto, o site do INMET tem algumas limitações, uma vez que não oferece dados como visibilidade e distância do satélite à Terra.
4. Invertexto
Para se informar sobre as fases lunares de dezembro de 2023, também é possível optar pelo site Invertexto (invertexto.com/calendario-lunar). A plataforma mostra o calendário lunar anual com as fases do astro e sua visibilidade diária. Sendo assim, basta rolar a tela até dezembro para verificar quais serão as fases do satélite no décimo segundo mês do ano, bem como o horário da mudança de fase.
O Invertexto ainda revela detalhes sobre a Lua do dia na página Fase da Lua Hoje (invertexto.com/fase-lua-hoje). O site exibe dados relacionados à visibilidade do astro, distância em relação à Terra, idade atual, crescimento e o tempo até o próximo ciclo.
5. WeMystic Brasil
Por fim, os usuários que buscam uma abordagem mística podem pesquisar as fases da Lua de dezembro de 2023 no portal WeMystic Brasil (.wemystic.com.br/fases-da-lua-dezembro/). O site exibe o calendário lunar do último mês do ano de forma simples e direta com uma pequena tabela, que revela as datas e horários das mudanças de fases do satélite, com dados do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP).
Além disso, a plataforma apresenta informações sobre a relação de cada fase lunar do mês com os signos do zodíaco. Os internautas ainda podem acessar outros conteúdos sobre astrologia, espiritualidade, bem-estar e esoterismo.