ContilNet Notícias

Causa da morte de Matthew Perry é revelada; saiba mais

Por Revista Quem

Matthew Perry — Foto: Getty Images

O Gabinete do Examinador Médico do Condado de Los Angeles, nos Estados Unidos, concluiu que Matthew Perry morreu devido aos “efeitos agudos da cetamina”. Conhecida também como ketamina, trata-se de um anestésico geral utilizado em procedimentos cirúrgicos, utilizado, em doses mínimas, no tratamento da depressão e usado por algumas pessoas como uma droga recreativa.

O relatório toxicológico do Gabinete apontou que Perry, que foi encontrado na piscina de sua casa no dia 28 de outubro, havia tomado terapia de infusão de cetamina para depressão e ansiedade uma semana e meia antes de sua morte.

Segundo o médico legista, a cetamina causou superestimulação cardiovascular e depressão respiratória. Os fatores que contribuíram para a morte acidental do ator de Friends incluem ainda afogamento, doença arterial coronariana e efeitos da buprenorfina, que é usada no tratamento contra opioides – Matthew falava abertamente sobre sua luta contra o vício em substâncias, como detalhou na autobiografia Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível: As Memórias do astro de Friends.

Matthew Perry, Matt LeBlanc, Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow e David Schwimmer no especial 'Friends Reunion' — Foto: Reprodução/Instagram

Matthew Perry, Matt LeBlanc, Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow e David Schwimmer no especial ‘Friends Reunion’ — Foto: Reprodução/Instagram

O legista não encontrou evidências de álcool, metanfetamina, cocaína, heroína, PCP ( Fenciclidina, conhecida como pó de anjo) ou fentanil na necropsia no ator – após a morte, a polícia não encontrou nenhum narcótico ilícito em sua casa em Pacific Palisades, um bairro nobre de Los Angeles.

Embora o tabagismo não tenha sido listado como um fator contribuinte para a morte de Perry, o relatório observa ainda que ele fumava dois maços de cigarros por dia, tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, enfisema e diabetes.

Matthew Perry — Foto: Reprodução/Instagram

O relatório da necropsia disse que Perry estava em terapia de infusão de cetamina, mas que a cetamina em seu sistema não poderia ser proveniente de sua sessão de terapia mais recente,cerca de uma semana e meia antes de sua morte.

O relatório do médico legista descreveu Perry vinha se submetendo à terapia de infusão de cetamina há algum tempo, mas seis meses antes de falecer, um novo médico decidiu que Perry estava bem o suficiente para não precisar do tratamento com tanta frequência. O relatório não diz com que frequência Perry recebeu terapia de infusão de cetamina nos meses anteriores à sua morte.

“Com os altos níveis de cetamina encontrados em suas amostras de sangue post-mortem, os principais efeitos letais seriam tanto da superestimulação cardiovascular quanto da depressão respiratória”, dizia o relatório da necropsia. O documento afirmou ainda que os investigadores encontraram cetamina em um nível de 3.271 nanogramas por mililitro em seu corpo, sendo que, durante uma anestesia geral monitorada, os níveis variam entre 1.000 e 6.000 nanogramas por mililitro, segundo as autoridades.

O que é a cetamina?

A ketamina ou cetamina é também conhecida como Special K e é um anestésico. No Brasil, ela foi aprovada em novembro de 2020 pela Anvisa como medicamento para depressão, exclusivamente em hospital ou clínica de saúde e na presença de um profissional de saúde.

Por conta de seu efeito, a cetamina é uma das drogas utilizadas no “Boa noite, Cinderela”, de acordo com o Ministério Público do Paraná. Ela tem efeitos alucinógenos, proporcionando ao usuário a sensação de estar fora do seu corpo.

Além do apagão, a droga também pode dificultar a mobilidade do usuário, causar taquicardia e pressão alta, náusea, vômito, torpor, depressão, amnésia, alucinações e problemas respiratórios potencialmente fatais. Quando consumida em doses altas, os usuários podem experimentar o “K-Hole”, que é um efeito descrito como estar “fora do corpo” ou uma espécie “de quase morte”.

Chandler, Rachel, Ross, Monica, Joey e Phoebe: O elenco de Friends — Foto: Divulgação

Quem era Matthew Perry?

Matthew Perry ficou famoso por interpretar Chandler Bing em Friends, série de 10 temporadas que levou o ator e o resto do elenco – Jennifer AnistonCourteney Cox, David Schwimmer e Matt LeBlanc – ao estrelato. Sua estreia na televisão foi em 1979, em 240-Robert, e, no cinema em 1988, em Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon.

O ator fez dezenas de trabalhos, como Meu Vizinho MafiosoGrowing PainsBarrados no Baile, e Scrubs. Os últimos trabalhos do ator foram em 2017, na série The Good Fight e na minissérie Os Kennedys: Depois de Camelot.

O ator não era casado e não tinha filhos.

Sair da versão mobile