Com aumento de casos de Covid-19, Upas registram superlotação em Rio Branco

Sesacre já emitiu uma nota alertando sobre o aumento no número de casos no Acre

O Acre enfrenta um aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas. Só entre os dias 19 a 25 de novembro, foram 415 novos casos, segundo mais recente boletim da situação epidemiológica da Sesacre.

O Acre tem registrado alta procura de pacientes com sintomas de síndromes gripais e covid nas unidades de saúde – Foto: Reprodução

Também na última semana, a Sesacre emitiu uma nota alertando para o aumento de notificação da doença no Acre.

“Em uma análise mais específica das últimas semanas epidemiológicas do ano de 2023, observa-se uma tendência de aumento no número de casos confirmados, a partir da semana 40/2023 até a semana atual 47/2023. Considerando o mesmo período do ano anterior, o número total de casos de 2022 (2.355) é superior a 2023 que totaliza 862, o que demonstra a eficácia da vacinação na população em geral”, destacou a nota.

Por conta do aumento, a Sesacre recomendou uma série de ações para controlar a proliferação da doença:

  • O uso de máscaras faciais em unidades de saúde, conforme protocolos sanitários vigentes.;
  • Continuidade e manutenção de outras medidas não farmacológicas, como distanciamento social, etiqueta respiratória e de higienização das mãos, limpeza e desinfeção de ambientes e isolamento de casos suspeitos e confirmados conforme orientações médicas;
  • Ampliação da testagem de indivíduos sintomáticos ou não, independentemente de seu status de vacinação;
  • Fortalecimento do processo de vacinação contínua, intensificando os esforços na vacinação principalmente dos grupos prioritários e idosos com maior vulnerabilidade imunológica.

Unidades lotadas

Na tarde desta quarta-feira (6), pacientes enviaram fotos que mostram a superlotação da Upa da Sobral e da Upa do 2º Distrito.

Upa do Segundo Distrito nesta quarta-feira (6)/Foto: Cedida

Uma paciente, inclusive, relatou ao ContilNet que boa parte das pessoas e dos funcionários usavam máscara, como recomendou a Sesacre.

Upa da Sobral nesta quarta-feira (6)/Foto: Cedida

PUBLICIDADE