O concurso do Instituto de Pesquisa Econômia Aplicada (Ipea), vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, terá aplicação de prova em Rio Branco, capital acreana. As inscrições para o certame iniciam nesta terça-feira (5) e seguem até 10 de janeiro de 2024.
De acordo com o edital, são 80 vagas para novos servidores federais, que terão remuneração inicial de R$ 20.924,80, para nível superior completo em qualquer área de formação, em instituição devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação, independentemente da especialidade escolhida.
No geral, o cargo de técnico de planejamento e pesquisa está dividido em dez especialidades, em atividades finalísticas e de desenvolvimento institucional: políticas públicas e desenvolvimento, políticas públicas e sociedade, políticas públicas e avaliação, políticas públicas e sustentabilidade, desenvolvimento de sistemas, infraestrutura de tecnologia da informação, ciência de dados, comunicação social e divulgação científica, processo editorial e planejamento, gestão e logística.
Os interessados podem se inscrever no site da Fundação Cesgranrio, a banca organizadora do certame, até o dia 10 de janeiro. O concurso terá 20% das vagas destinadas a candidatos autodeclarados negros e 10% para pessoas com deficiência. A taxa de participação é de R$ 180. Doadores de medula óssea e inscritos no CadÚnico podem solicitar a isenção até o dia 14 de dezembro.
As provas serão realizadas nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, e estão marcadas para o dia 25 de fevereiro de 2024. Os candidatos serão avaliados por meio de três etapas, sendo elas: provas objetivas, provas discursivas e avaliação de títulos, todas de caráter eliminatório e classificatório.
O resultado final está previsto para 27 de maio de 2024. Os aprovados serão lotados inicialmente na unidade do Ipea em Brasília, durante o período de 12 meses. Após esse tempo, poderão permanecer na capital ou irem para o Rio de Janeiro, de acordo com as necessidades do órgão