Com solstício de verão, duração do dia no Acre será mais longa; entenda o fenômeno

No Rio Grande do Sul, o município de Chuí terá o dia com maior duração do país

O Estado do Acre pode ter dias mais longos com o solstício de verão. A duração de um dia descreve o momento em que o sol aparece acima do horizonte durante o nascer do sol, até o momento em que desaparece, durante o pôr do sol. Como a duração do dia varia ao longo do ano e depende da latitude, o dia em Rio Branco e em todos os outros municípios terão 12h42.

Os dias terão duração maior durante o verão/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Municípios de outros estados também terão a duração do dia entre 12h e 13h: Porto Velho, 12h38, Palmas, 12h43, João Pessoa, 12h32, Recife, 12h36, Maceió, 12h41, Aracaju, 12h46, Salvador, 12h53. Neste período do solstício de verão (iniciado no dia 21 de dezembro), tem-se os dias mais longos do Hemisfério Sul, além do início do verão, com menor diferença de horas entre o nascer e o pôr do sol.

Solstício de verão

Os raios solares incidem sobre o Trópico de Capricórnio, tornando o sul mais iluminado. No Hemisfério Norte, por exemplo, ocorre o contrário, com o início do inverno e o dia mais curto do ano. O município com menos horas no dia é Uiramutã em Roraima, 12h, no ponto mais ao extremo norte do Brasil onde fica o Monte Caburaí, parte do Hemisfério Norte.

Fonte: Time.is

O município com dias mais longos é Chuí, com 14h20, no Rio Grande do Sul – o ponto mais extremo sul do país. A variação de mais 4h no dia em média em relação ao solstício de inverno.

PUBLICIDADE