Como sacar PIS/PASEP 2023? últimos dias para resgatar abono; veja

Benefício pode ser resgatado até a próxima quinta-feira (28) — depois, o PIS/PASEP não retirado será doado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador; saiba consultar e sacar

Sacar o PIS/PASEP 2023 é um procedimento rápido e fácil, mas que só pode ser feito até a próxima quinta-feira (28). Os trabalhadores que não resgatarem o abono (relativo ao ano-base de 2021) terão suas quantias — que podem chegar a R$ 1.320 — doadas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador. De forma resumida, quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos um mês em 2021, com remuneração de até dois salários mínimos, tem direito ao benefício. Além do auxílio de 2023, o calendário do PIS/PASEP 2024 já foi liberado (com o ano-base de 2022).

Vale lembrar que os benefícios são destinados a trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) — no caso do setor privado — e no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) — no caso do setor público. A seguir, confira quem tem direito e como sacar o abono salarial nos últimos dias.

Como sacar PIS/PASEP 2023? Confira o tutorial do TechTudo para resgatar o abono — Foto: Reprodução/Canva

Como sacar PIS/PASEP 2023? Confira o tutorial do TechTudo para resgatar o abono — Foto: Reprodução/Canva

O que é PIS/PASEP?

PIS e PASEP são benefícios garantidos pelo Governo para trabalhadores do setor privado e público, respectivamente. Eles funcionam como uma espécie de “14º salário” para empregados que ganham até dois salários mínimos — embora o valor máximo do abono seja de apenas um salário mínimo. Como o programa não esteve em atividade durante a pandemia, ele está “atrasado” — logo, o PIS/PASEP 2023 é referente ao ano-base de 2021 e o PIS/PASEP 2024, a 2022.

PIS/PASEP 2023: como saber se tenho direito

De forma resumida, todos os cidadãos que trabalharam como CLT por pelo menos um mês em 2021 (o ano-base do benefício) com remuneração de até dois salários mínimos têm direito a receber o PIS/PASEP 2023. Vale lembrar, contudo, que é preciso estar cadastrado em um dos programas há pelo menos cinco anos e ter seus dados atualizados pelo patrão na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Para receber o PIS o trabalhador deve estar cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS — Foto: Pedro Vital/TechTudo

Para receber o PIS o trabalhador deve estar cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS — Foto: Pedro Vital/TechTudo

Como sacar o PIS 2023

Existem diferentes formas de sacar o PIS. Como o benefício é responsabilidade da Caixa Econômica Federalos clientes do banco podem sacar o abono diretamente pelo aplicativo. Caso não tenha conta, existem outras possibilidades. Veja a seguir.

  • Usar o Cartão do Cidadão em um terminal de auto-atendimento;
  • Ir a uma agência bancária da Caixa, com o número do PIS e um documento oficial com foto;
  • Baixar o aplicativo Caixa Tem e acessar a sua Conta Poupança Social Digital, feita pela Caixa para todos os beneficiados.

Saque do Abono Salarial pela conta da Caixa — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

Saque do Abono Salarial pela conta da Caixa — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

Como sacar PASEP 2023

O PASEP, por outro lado, é responsabilidade do Banco do Brasil (BB) — logo, ele cai diretamente na conta dos correntistas. Quem não tem conta no BB pode ir até uma agência da instituição com um documento oficial ou seguir o passo a passo a seguir.

  • Acesse o Portal de Serviços para o Cidadão (https://acesso.bb.com.br/v2/login?appId=recebimentos);
  • Faça login com sua conta do Gov.br. Lembrando que é preciso ser nível ouro ou prata;
  • Clique em “Receber Abono Salarial”;
  • Preencha os seus dados pessoais.

Página do PASEP pelo site do Banco do Brasil — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

Página do PASEP pelo site do Banco do Brasil — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

PUBLICIDADE