O Acre terá nesta quinta-feira (21) e na sexta-feira (22) os dois dias mais longos e as duas noites mais curtas do ano. O fato se dá pelo fenômeno do solstício de verão, que marca a chegada da estação no país.
Esses dois dias serão cerca de um minuto mais longo do que rotineiramente. “Para os acreanos é quando, ao meio-dia, a sombra das árvores e das construções se projeta mais para o norte do planeta e os raios solares incidem mais intensamente pelo lado sul”, diz o pesquisador Davi Friale em seu site O Tempo Aqui.
No Acre, o verão começa nesta quinta-feira ( 21), exatamente às 22h27, quando o sol estará posicionado verticalmente sobre o ponto mais ao sul da Terra, ou seja, sobre o trópico de Capricórnio
O que é o solstício
O fenômeno acontece devido à posição da Terra em relação ao Sol, e por conta do movimento de rotação dela em torno da estrela. Nosso orbita em um ângulo inclinado, e durante metade do ano o Hemisfério Sul está inclinado em direção ao Sol, o que significa que é verão no Hemisfério Sul e inverno no Hemisfério Norte.
Na outra metade do ano, o Hemisfério Sul fica afastado do Sol, quando chega o inverno no norte e verão no sul.
Os solstícios acontecem apenas duas vezes por ano. Estes dias são os mais longos, no hemisfério de verão, e mais curtos, no hemisfério de inverno, marcando a mudança das estações para verão e inverno.