CLIQUE AQUI para ver o vídeo.
Um bebê com 17 dias de vida que estava engasgado com leite, foi salvo por uma enfermeira e um socorrista em Goiânia, na noite deste último domingo (3) (veja vídeo acima).
Os pais do bebê chegaram em uma empresa de socorro móvel, no Parque Anhanguera, e pediram ajuda do portão, a enfermeira e o socorrista chegaram, foi quando a enfermeira Tamires Oliveira e Silva realizou a manobra de Heimlich na criança.
“A manobra demorou em média 30 segundos, foi bem rápida, bem desempenhada e eficaz. Logo tivemos resultado”. comemorou Tamires.
Ainda segundo Tamires, não foi necessário encaminhar a criança para um hospital.
“Foi tudo muito rápido. A mãe identificou que ele estava engasgando, começou a tossir muito. Veio pedir ajuda e a manobra foi bem eficaz e bem rápida. A criança chorou, chorou forte, voltou à cor normal e os sinais vitais estavam estáveis”, explica.
Tamires ainda explicou que na parte interna da empresa foi realizado um acompanhamento da criança por aproximadamente 20 minutos e uma orientação aos pais enquanto isso.
A enfermeira informou que encontrou onde os pais da criança moram e foram ver como estava ela estava, nesta segunda-feira (4).
“O neném está bem, está chorando, está mamando, está tudo bem com ele”, finalizou Tamires.
O g1 não conseguiu contato com os pais da criança até a última atualização desta reportagem
A manobra de Heimlich
A enfermeira Tamires explica que é muito importante que todos saibam como aplicar a manobra que pode salvar vidas e enfatiza que o entendimento deve ser orientado e desenvolvido durante a gestação, para orientar os pais.
“Além de fácil de ser realizado, todos nós podemos ajudar e ser ajudados, afinal, todos estão sujeitos a asfixia, obstrução de vias aéreas… e muitas pessoas morrem por isso”, explicou a enfermeira.
A manobra de Heimlich é utilizada para criança, jovem, adulto e idoso, mas dependendo da idade, a forma de execução pode mudar, com os recém-nascidos, é feita da forma que a enfermeira utilizou no vídeo, apoiando a criança na perna, colocando-a de cabeça para baixo, para ter o auxílio da gravidade na hora de desengasgar o bebê.
É uma manobra em que utiliza-se as duas mãos, afastando os lábios com uma mão, que é a mesma mão que apoia a criança e com sua mão dominante dá os tapinhas nas costas fazendo pressão em direção a nuca da criança, fazendo essa força, pra ajudar a fazer a desobstrução da via aérea.
Na primeira etapa, são cinco tapas nas costas e olha pra criança pra saber se teve êxito, caso não haja o êxito, você repete até obter o resultado desejado, mas caso não obtenha sucesso na manobra, o atendimento médico ou de emergência, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou Bombeiros devem ser procurados, imediatamente.