As chuvas regulares voltaram a atingir o estado do Acre após período de seca prolongada na região. As chuvas, que podem ser acompanhadas de temporais, raios e ventanias, trazem consigo uma série de outros prejuízos.
Neste período são frequentes as quedas de árvores, deslizamentos de terras, enxurradas e alagações que acabam rompendo cabos, destruindo postes, podendo deixar a população sem energia elétrica. Além disso, aumenta o risco de acidentes com descargas elétricas.
A Energisa realiza um trabalho preventivo, voltado para os cuidados que se podem adotar para evitar acidentes elétricos. O coordenador de Proteção e Engenharia de Sistemas, Bruno Rodrigues, destaca algumas medidas que podem ser adotadas nas residências.
“A responsabilidade pela energia elétrica do padrão para dentro da casa é do cliente, mas isso não quer dizer que ele deve fazer os reparos na sua rede sozinho. É importante que a pessoa contrate um eletricista de sua confiança para fazer a instalação correta”, explica.
Durante as enchentes, é importante que os moradores atingidos adotem cuidados redobrados quanto à rede elétrica, como por exemplo, desligando os disjuntores e retirando equipamentos das tomadas, explica Bruno.
“Se o cliente não estiver se sentindo seguro, principalmente em época de alagação, ele pode estar acionando a Energisa para que a gente faça o desligamento de forma segura no local, mantendo a segurança da rede elétrica interna do consumidor”, aconselha.
Cuidados durante tempestades
Para situações que envolvem temporais, muitas vezes acompanhados de rajadas de ventos e raios, o coordenador de Proteção e Engenharia de Sistemas citou alguns cuidados básicos que a população pode estar adotando.
“O importante é desligar os aparelhos elétricos, temos muita incidência de raios e pode acontecer de queimar algum aparelho. A dica é se abrigar e desligar tudo para se proteger durante as tempestades”.
Riscos com bombas d’água
Outro fato que apresenta grande risco de acidentes nesta época de inverno é o manuseio de bombas d’águas em locais com grande volume de água, como açudes, tanques, dentre outros. O contato da água com os fios de energia aumenta as chances de choques elétricos, muitas vezes podendo ser fatais.
“Temos registrados acidentes com bombas de água. As pessoas às vezes vão fazer intervenções em locais, muitas vezes, em contato com a água. A dica é evitar fazer esse tipo de reparo em locais com muita água”.
Em caso de abarroamentos
Com a chegada das festas de final de ano, o número de acidentes de trânsito tendem a aumentar. Alguns destes causados pelo consumo de bebidas alcoólicas, podendo colocar em risco não só a vida do condutor, mas de terceiras pessoas.
Outro risco é o de choque contra postes de energia, o que pode causar a interrupção no fornecimento de eletricidade em localidades com grande quantidade de consumidores. Há também a necessidade de se estar atento ao limite de altura para tráfego de veículos em áreas urbanas, que segundo regulamentação é de até 4,4 metros.
Em caso de acidentes que envolvam abarroamento, Bruno Rodrigues alertou para a importância de evitar maiores perigos. “Ao se deparar com um acidente envolvendo a rede elétrica, aciona a Energisa para que possamos isolar o perímetro, além do Samu e da Polícia. Deve-se evitar intervir na situação, pois pode ter um cabo no chão ou algum objeto oferecendo risco de descarga elétrica e isso acaba dificultando o trabalho das equipes de resgate”, ressalta.
O consumidor pode contatar a Energisa por meio dos canais de atendimento da empresa, como o aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android); pela Agência Virtual, disponível no endereço eletrônico www.energisa.com.br; ou pelo Call center 0800 647 7196.
Outros cuidados em meio a temporais
Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
Não utilizar telefone com fio ou aparelho conectado à tomada durante uma forte tempestade com incidência de raios;
Desconectar os aparelhos elétricos das tomadas;
Não utilize chuveiro ou torneira elétrica;
Em caso de trovões, não ficar em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
Não tocar em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica;
Se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair.