O filme acreano ‘Noites Alienígenas’ mais uma vez ganha destaque no cenário internacional, concorrendo ao Prêmio Platino, que este ano terá sua cerimônia de premiação em 20 de abril de 2024, no México.
Nesta segunda-feira (4), a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) anunciaram os projetos e profissionais escolhidos para concorrer ao Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano 2024.
Entre as 65 obras cinematográficas brasileiras inscritas na premiação, seis com protagonismo negro foram indicadas para competir entre as 22 categorias: ‘Cangaço Novo’ (2023), ‘Nosso Sonho’ (2023), ‘Mussum, o Filmis’ (2023), ‘Noites Alienígenas’ (2022), ‘Pedágio’ (2023) e ‘Regra 34’ (2023).
O premiado filme ‘Noites Alienígenas’, dirigido por Sérgio de Carvalho com Gleici Damasceno, conta a trajetória de três amigos que se reencontram em Rio Branco, no Acre, em meio à chegada do crime organizado e das mudanças climáticas. Este é o primeiro longa-metragem produzido no Acre e exibido nos cinemas.
O resultado da produção garantiu indicações nas categorias de ‘Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção’, ‘Melhor Ópera-Prima de Ficção Ibero-Americana’, ‘Melhor Ator Coadjuvante’, ‘Melhor Roteiro’ e ‘Melhor Direção de Fotografia’.
Veja o trailer do filme: