Na manhã desta sexta-feira (8), o presidente do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, José Adriano, apresentou as expectativas do setor produtivo para o próximo ano e falou sobre projeções dos números de 2023.
O presidente do Fórum explicou que o evento é uma proposta que está sendo colocada como piloto, sendo uma avaliação da questão econômica do estado, olhando para o ano de 2023.
“Enquanto Fórum, que reúne as federações que estão de olho no desempenho da economia, nós estamos otimistas, porque vamos ter um segundo ano do novo governo federal, que investe bastante na questão econômica, sobretudo na questão habitacional, isso deve trazer uma mudança radical para o Acre, em termos de empregabilidade dessa mão de obra mais desfavorecida da sociedade, que é a construção civil, infraestrutura e isso está deixando a gente mais otimista”, explicou.
Segundo José Adriano, a nova bancada federal se ambientou e entendeu o processo. Além disso, o presidente também falou sobre a reforma tributária.
“A reforma pode favorecer daqui para frente, pelo menos dando previsibilidade do que é a nossa carga tributária. Nós estamos otimistas sim que 2024 com certeza será melhor que 2023”, disse.
O presidente do Fórum e também da Federação das Indústrias (Fieac), há uma perspectiva de que houve um crescimento no valor que foi movimentado em 2023. “É natural, pois foi um ano em que a gente teve muitas dificuldades com essas reacomodações políticas mas que também houve incrementos do ponto de vista de apoio dos governos e emendas parlamentares, que passou a ter uma agilidade maior, com a mudança de algumas dessas emendas que passam a ser executadas de forma mais rápida”, explica. José Adriano disse ainda que o Fórum está preparando o levantamento, mas já há projeções de crescimento.
Setor de construção civil
Segundo o presidente do Fórum, o setor de construção civil é um mercado à parte. “Do ponto de vista da empregabilidade, olhando para todos os setores, a gente teve um crescimento mas ainda distante daquela proposta que a gente tinha em 2010-2012. A nossa esperança é que em 2024 a gente retome esses números, mas já houve um crescimento. O emprego formou cresceu, mas ainda estamos muito abaixo, em função de muitas dessas funções que estão sendo executadas ainda na informalidade, e muitas delas não conseguem se adaptar ao mercado”, disse.
O que é o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento?
O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre é uma associação civil sem fins lucrativos composta pela Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), pela Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado (FAEAC) e pela Federação do Comércio e Bens, Serviço e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio).
A iniciativa atua por meio de cinco Câmaras Técnicas Temáticas de Turismo, Tecnologia e Inovação, de Agronegócio, de Construção Civil e Comércio Exterior – que propõem pautas prioritárias relevantes para o setor/cadeia produtiva, com debates, estudos, parecer e análises específicas, objetivando, dentre outros, os seguintes pontos:
Elaborar e implementar programas e projetos;
Apoiar e fortalecer as iniciativas e ações do setor público e privado;
Subsidiar ações estratégicas nas referidas áreas temáticas.