Conforme a semana que antecede o Natal avança, a Lua Crescente dá as caras, já que a rainha da noite chega à metade do corpo iluminado. Mais tarde, a Lua também muda de signo, ingressando em Áries, em plena terça-feira, dia do guerreiro planeta Marte. É assim que este dia 19 de dezembro chega para agitar os ânimos e apressar os compromissos.
Dessa maneira, com o calor do signo pioneiro do zodíaco, o céu pede mais ação e coragem para enfrentar a rotina. Então, sob ânimos exaltados, é preciso também ter calma, já que Mercúrio começa a dar a sua paradinha no céu para, daqui a pouco, iniciar o seu próximo ciclo de retrogradação, o último do ano, que dará o tom da virada do ano-calendário. Então, vale lembrar da máxima de que a pressa é inimiga da perfeição.
Por outro lado, também é preciso reforçar a necessidade de maior cuidado com falas afoitas e palavras fora de lugar. Calma! Será que tem certas coisas que é preciso falar mesmo? Se puder segurar um pouquinho para pensar melhor nas palavras, melhor. Pois a comunicação está no cerne das boas relações e das parcerias que realmente valem a pena.
Pois o que acontece nos próximos dias é tão e simplesmente um recesso, como acontece em todos os anos. Por isso, mais importante do que cumprir uma lista enorme de afazeres é dar conta de fazer tudo mantendo a cabeça em ordem. Afinal, não podemos esquecer que Saturno, o planeta regente de 2024 – de acordo com a astrologia caldaica – simboliza a responsabilidade, a estrutura e o desejo de estabilidade.
E não é porque o ano está acabando que se pode sair por aí fazendo tudo o que dá na telha, não é mesmo? É para ter iniciativa – coisa de Lua em Áries -, mas sem ser individualista! Afinal, a vida é um aprendizado e o Solstício está logo aí para lembrar da época do ano em que a coletividade e a solidariedade devem reinar para trazer a luz!
Observe: a Lua Crescente estará alta no céu, depois do pôr do Sol, com pouco mais da metade do corpo iluminado. Deslocando-se em direção ao Oeste, a rainha da noite ficará visível quase até a 0h30 da madrugada da quarta-feira, dia 20, quando passará da linha do horizonte. Em meio à Constelação de Peixes, o nosso satélite natural também estará alinhado a Scheat, a estrela Beta da Constelação do Pégaso.